Diferenciais

O curso de Medicina Veterinária da Uniara é muito completo, com professores experientes e infraestrutura ampla. Aqui você tem a oportunidade de realizar atividades práticas, participar de eventos voltados para os profissionais da área e realizar um estágio para aprender ainda mais com essa profissão apaixonante.

Professores

Nossos professores têm experiência acadêmica e também no mercado de trabalho. Eles acompanham a evolução de cada aluno de perto.

Infraestrutura

Para aprender na prática, nossos alunos têm aulas em dois laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos, na Clínica-Veterinária da Uniara, na Fazenda-Escola da Universidade e também na Sociedade Hípica de Araraquara.

Atividades

O curso de Medicina Veterinária da Uniara sempre realiza atividades e participa de eventos para que os alunos possam ter contato com a prática da profissão e aprender cada vez mais.

Mercado de trabalho promissor

O mercado de trabalho para o médico veterinário é promissor! Além da possibilidade de trabalhar em uma clínica veterinária ou abrir seu próprio empreendimento, existem diversos concursos públicos destinados ao profissional, tudo assegurado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Na produção de alimentos de origem animal, o médico veterinário é o responsável por verificar se as normas de higiene nas indústrias estão sendo cumpridas. Na indústria alimentícia ou em qualquer outra que use matéria-prima de origem animal, é imprescindível que haja o profissional para fazer o controle.

O profissional também pode atuar na área farmacêutica, com a venda de remédios e aplicação de vacinas. Além disso, há espaço para o médico veterinário no que diz respeito ao desenvolvimento de biotecnologias no setor animal. A partir do conhecimento fisiológico, morfológico e metabólico, o médico veterinário está apto para desenvolver produtos adequados para animais, como cadeirinhas, próteses, entre outros.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Medicina Veterinária? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

A área de veterinária clínica é muito importante pois os animais não conseguem se comunicar verbalmente quando sentem dor e cabe aos médicos veterinários analisar se o animal está doente. É uma carreira em expansão, pois o profissional desta área pode tratar de problemas na pele, no coração, nos rins, no sistema articular, sistema ósseo, entre outros. No curso de Medicina Veterinária da Uniara, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática, por meio da Clínica Veterinária da Uniara.

O mercado da cirurgia veterinária é muito amplo, com atuação em pequenos animais (cães e gatos), grandes animais (bovinos e equinos) e animais exóticos (coelhos, aves, répteis). Quando se trata de cães e gatos, ainda existem as especialidades, como oftalmologia, ortopedia, neurocirurgia, oncologia, entre outras. O ensino da Medicina Veterinária voltado para cirurgia começa com peças anatômicas, depois para observação da cirurgia e na sequência o aluno passa a auxiliar o profissional.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniara começam a ter aulas práticas no segundo ano nas disciplinas de farmacologia veterinária e também em semiologia, em que eles aprendem a fazer os exames clínicos (frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, etc). Quem pretende se especializar para atuar com animais de grande porte têm muitas opções, pois pode se especializar em equinos, ruminantes, na parte clínica, cirúrgica, de reprodução, de diagnóstico por imagem, acupuntura, entre outros.

O médico veterinário pode exercer diversas funções e atividades na área de agronegócio e produção animal. O profissional está presente no cuidado dos animais desde o rebanho, auxiliando na nutrição, na prevenção e no tratamento de doenças. Também pode atuar no meio de produção de alimentos que tenham origem animal, como carne, ovos e leite.

Uma parte muito importante da graduação dos alunos de Medicina Veterinária é a responsabilidade técnica médica-veterinária, pois abrangem todas as questões ligadas à legislação vigente no Brasil no que diz respeito às responsabilidades do médico veterinário. O profissional é o responsável técnico pela fiscalização de produtos de origem animal e também desenvolvimento de produtos para animais.

Uma função muito importante do médico veterinário é garantir a prevenção e controle de zoonoses, que são doenças vindas dos animais que podem atingir as pessoas também. Quem deseja atuar nesta área pode trabalhar em laboratórios e também no setor público, por meio de concursos.

A área acadêmica, que envolve pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, traz um ganho profissional para o aluno. Ele pode fazer especialização, mestrado, doutorado, agregando conhecimento na sua formação e também especificidade em alguns segmentos. A pesquisa na área veterinária envolve questões médicas, de reabilitação de animais de pequeno porte, grande porte e também os silvestres. Também é possível atuar com a saúde pública, principalmente em relação com as zoonoses. É preciso ter uma visão ampla, levando em consideração o ecossistema como um todo.

A área de diagnóstico por imagem está em crescimento pois cada vez temos mais recursos disponíveis, como radiografia, ultrassonografia, tomografia, ressonância, entre outras. Antes de chegar nessa etapa, o aluno precisa aprender as disciplinas básicas, como anatomia e fisiologia, pois esse conhecimento é fundamental para a compreensão do diagnóstico por imagem. O profissional que deseja se especializar nessa área precisa praticar muito e ser metódico, pois o padrão ajuda a ter clareza no diagnóstico do paciente.

A área de reprodução animal na Medicina Veterinária vai muito além da reprodução de animais domésticos. O profissional pode atuar na área clínica, cirúrgica, na prevenção de doenças, com animais de pequeno e grande porte, ou seja, é uma área bem ampla e muito satisfatória para quem deseja seguir neste ramo.

O mercado de trabalho para o médico veterinário que decide se especializar na área de anestesiologia é muito amplo, pois existem especializações, residências e cursos de pós-graduação nesta área. Nossos alunos aprendem a parte de anestesia no terceiro ano do curso, tanto em animais de pequeno porte, como cães e gatos, como em cavalos, bovinos e animais silvestres. As aulas práticas são na Clínica Veterinária da Uniara e na Sociedade Hípica de Araraquara.

Algumas disciplinas básicas ajudam o aluno de Medicina Veterinária a entender o funcionamento do organismo como um todo. É preciso ter conhecimento sobre todos os sistemas, como circulatório, respiratório, esquelético, nervoso central, endócrino, entre outros. Sabendo como o organismo funciona de forma saudável, fica mais fácil saber como ele funciona quando o animal está com uma doença. Assim, os estudantes são capazes de direcionar os exames físicos e clínicos para estabelecer um diagnóstico e propor um tratamento.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Medicina Veterinária fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Medicina Veterinária. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Carolina Togneri de Souza te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Medicina Veterinária são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Carolina Togneri de Souza

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que nossos alunos têm aulas práticas nos laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos I e II, na Clínica Veterinária da Uniara, na Fazenda-Escola da Uniara e também na Sociedade Hípica de Araraquara, por meio de uma parceria.

A Clínica Veterinária da Uniara realiza atendimentos clínicos e cirurgias básicas. Como é uma clínica-escola, os professores são os responsáveis pelo atendimento e os alunos conseguem aprender na prática. O espaço tem um centro cirúrgico bem equipado, então a clínica também está aberta para casos de emergência, oferecendo assim um serviço de extensão à comunidade e uma vivência de muito aprendizado aos estudantes.

Para receber o atendimento na Clínica Veterinária da Uniara não é preciso fazer agendamento antecipado. O cadastro será efetuado mediante a apresentação dos documentos do tutor e do animal. Serão atendidos somente animais domésticos. A clínica fica na avenida Dom Pedro II, 827, esquina com a rua Itália (rua 7), em Araraquara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Clínica veterinária

Clínica fica na avenida Dom Pedro II, 827, no centro de Araraquara

Professores de Medicina Veterinária da Uniara realizam atendimento na clínica

Professores de Medicina Veterinária da Uniara realizam atendimento na clínica

Clínica está aberta para casos de emergência

Clínica está aberta para casos de emergência

Atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Espaço tem todos os equipamentos necessários para atendimento clínicao e cirúrgico básico

Espaço tem todos os equipamentos necessários para atendimento clínico e cirúrgico básico

Atendimento é realizado sem hora marcada

Atendimento é realizado sem hora marcada

Sociedade Hípica de Araraquara

A Uniara tem parceria com a Sociedade Hípica de Araraquara, o que permite que os alunos tenham aulas práticas com cavalos. O espaço é muito amplo, com área para treinamentos esportivos (saltos e tambor) e equoterapia, que é um método terapêutico e educacional com cavalos, com o intuito do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Além das aulas práticas que são realizadas na Sociedade Hípica de Araraquara, alunos de Medicina Veterinária da Uniara também podem fazer estágio no local, tanto na parte de tratamento dos cavalos como na equoterapia.

Laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos

Como a Uniara possui diversas graduações na área da saúde, nossa infraestrutura é bem extensa. Os laboratórios de anatomia descritiva dos animais domésticos são completos em relação à osteologia, que é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações. Nesse laboratório, os alunos também estudam a parte de tecidos moles e do sistema nervoso.

Logo no primeiro ano, os alunos já realizam atividades práticas nesses laboratórios, que também são compostos por cadáveres de animais naturais. Todo o material é acondicionado e mantido em salmoura, o que permite maior qualidade das peças e também faz parte das normas relacionadas à biossegurança.


Alunos do primeiro ano já realizam atividades práticas nesses laboratórios
Alunos do primeiro ano já realizam atividades práticas nesses laboratórios
Estudantes aprendem a parte de tecidos moles e do sistema nervoso
Estudantes aprendem a parte de tecidos moles e do sistema nervoso
Aprendizado da estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações
Aprendizado da estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações

Fazenda-Escola

A Uniara é uma das poucas universidades particulares que possuem uma Fazenda-Escola, em que os alunos têm contato com animais de grande porte. Lá, eles têm a oportunidade de aprender mais sobre o atendimento clínico em uma fazenda e sobre o manejo apropriado com esses animais.

A Fazenda-Escola fica em Araraquara, próximo a Bueno de Andrada, e conta com uma infraestrutura bem ampla. São três salas climatizadas, laboratórios, áreas de cultivo, horta, viveiro e muito mais, já que o espaço também é muito utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Agronômica.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Medicina Veterinária, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Tartarugas Marinhas

Alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária da Uniara estiveram em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, onde fizeram um minicurso de capacitação sobre conservação, biologia, manejo e reabilitação de tartarugas marinhas. O intuito foi mostrar quais são os tipos de quelônios marinhos que abrangem o litoral brasileiro, mais especificamente daquela região. O minicurso foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia – IpeC, no qual seus técnicos e veterinários transmitem toda a teoria e a prática, mostrando como é a biologia, a morfologia e a fisiologia dessas tartarugas, além de falarem sobre sua distribuição geográfica e abordarem comportamento, aspectos reprodutivos e hábitos alimentares.

Liga Acadêmica


As Ligas Acadêmicas são uma forma prática dos alunos planejarem e desenvolverem atividades relacionadas à profissão, com temas específicos da própria Liga, motivando os alunos e os integrando ao curso. Os estudantes são incentivados a participarem de programas de Iniciação Científica e estão sempre engajados nessas atividades, destacando-se em programas científicos de universidades renomadas.

Participação em Eventos

Os alunos e professores de Medicina Veterinária sempre participam e promovem eventos. É uma oportunidade de ter contato com a profissão na prática e ganhar mais experiência, principalmente nas atividades que são abertas ao público. Nossos alunos já estiveram em São José do Rio Preto, por exemplo, onde promoveram atividades na Associação de Amigos de Crianças com Câncer e Cardiomiopatia (AMICC).

A “10ª Cão Caminhada” é um evento na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em que nossos alunos têm a oportunidade de mostrar curiosidades sobre o mundo pet. Também tem o “Rolê Cão Jazz”, em que foi realizada uma ação importante de conscientização sobre o diagnóstico precoce de tumor de mama em cadelas e gatas. Além disso, tem o Jaraguá Pet, as provas de hipismo e muitos outros eventos que contam com a participação do nosso curso.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nosso curso possui convênios com outras instituições, fábricas e fazendas que permitem o contato dos alunos com profissionais atuantes, mostrando a rotina do profissional. Com essa experiência durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de conhecer as especialidades da medicina veterinária de maneira aprofundada e assim poderá direcionar seus estudos para sua especialidade durante o curso.

Semana de Medicina Veterinária

Todo ano, normalmente na data em que é comemorado o Dia do Médico Veterinário (9 de setembro), o curso realiza uma semana de estudos voltada para os alunos. O evento recebe profissionais de diversas especialidades, proporcionando muito conhecimento para os estudantes. É uma ótima oportunidade também para conhecer mais sobre as áreas de atuação do profissional.

Nas semanas de estudos já realizadas, tivemos palestras e atividades sobre cirurgia, biotecnologia, animais de grande porte, melhoramento genético, fecundação in vitro e outro tópicos. Durante o evento, empresas parceiras também oferecem incentivo para a iniciação científica e vagas de estágio.

Curso teórico e prático de suturas

A Liga Acadêmica de Medicina Veterinária (AraVet) promove um Curso Teórico e Prático de Suturas para os alunos do curso. É uma oportunidade de aprender diferentes técnicas de sutura por meio da orientação, do treinamento e do acompanhamento de um professor capacitado em sala de aula.

A sutura é o último tempo cirúrgico, momento em que as técnicas são executadas com o objetivo de aproximar as bordas de tecidos seccionados, o que facilita as fases iniciais do processo de cicatrização e, consequentemente, restabelece a continuidade tecidual.

Palestras

Diversas palestras são realizadas ao longo do ano no curso de Medicina Veterinária da Uniara. Entre os temas já abordados, tivemos “Anestesia em pacientes especiais”, “Uso de bacteriocinas como conservante de alimentos”, “Casuísticas da clínica médica e veterinária”, e “Exame Neurológico e Ortopédico em Cães”, entre outros.

Amor pela profissão

“Fico extremamente feliz com o crescimento e a responsabilidade profissional que os alunos desenvolvem desde o primeiro ano do curso. Graças ao conteúdo oferecido a eles pelo nosso corpo docente extremamente capacitado e com ideias atualizadas do mercado de trabalho relacionado à medicina veterinária, pois nossos alunos estarão lidando com vidas e com a saúde pública, o que é de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer sociedade", diz Carolina Torgneri De Souza, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Uniara.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.