/cursos/presencial/graduacao/direito/ /cursos/presencial/graduacao/direito/ 339 11 Direito Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Diurno ou Noturno

Duração: 5 anos

Vagas: 250

Direito

O Curso

O Curso de Direito objetiva ser um curso de Ciências Jurídicas e não apenas fornecer uma formação técnica em “Leis”. O objetivo é que o aluno veja o Direito em sua totalidade e complexidade, bem como na sua aplicação com a sociedade. Na pretensão de ensinar os fundamentos das Ciências Jurídicas, o Curso de Direito da Universidade de Araraquara tem uma vocação completa, formando um profissional polivalente, apto a atuar na advocacia, mas também nas diversas áreas do Direito, inclusive naquelas que exijam concurso público. A tradição da Uniara na formação completa é uma proposta de formação integral do bacharel, com “capacidade técnica para exercer o múnus em qualquer profissão jurídica, como também os conhecimentos éticos e da realidade circundante que permitam a ele ser alguém útil à sociedade que o recebe”, oferecendo aos alunos condições para que possam construir as bases para se especializarem nos diversos ramos do saber jurídico, principalmente a partir da pesquisa, da iniciação científica e da monografia de final de curso, auxiliados pelas atividades complementares.

O Curso de Direito da Universidade de Araraquara insere-se no movimento de renovação do Ensino Jurídico no Brasil, introduzindo, no seu Projeto Pedagógico, os avanços propostos nas novas diretrizes curriculares para os Cursos Jurídicos. Isto se consolida numa Matriz Curricular que contempla em maior grau as disciplinas de formação fundamental e dá mais atenção à integração teoria-prática por meio, principalmente, das disciplinas e das atividades de Prática Jurídica e de uma adequada metodologia de ensino.

Para que essa renovação avance ainda mais e devido ao caráter dinâmico da Sociedade, do Direito e da Ciência da Educação, o Curso de Direito da Uniara promove um permanente processo de envolvimento dos corpos docente e discente no sentido de uma renovação constante e na descoberta de especificidades que contemplem as características e necessidades regionais. O curso de direito está fundamentado em um compromisso de que a formação de nível superior é um processo contínuo que objetiva uma sólida formação básica e uma formação profissional fundamentada na competência teórico-prática, constituindo assim um perfil de profissional adaptável às novas e emergentes demandas de uma sociedade da mudança.

Mercado de Trabalho

O bacharel em Direito é um profissional especializado na prevenção e na busca de solução de conflitos, que luta para que as pessoas tenham seus direitos de cidadania preservados. A dedicação e o estudo constantes devem fazer parte da vida deste profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar para si próprio ou em empresas das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.

O bacharel precisa estar preparado para sua inserção aparentemente, ou até realmente, contraditória em uma sociedade desigual: hoje, um grande advogado está à frente de uma causa social, coletiva contra a violência, contra o crime organizado ou a corrupção na administração pública. Formá-lo para a capacidade de exercer a sua profissão, garantindo o Direito de cada um, dentro dos padrões éticos, é o desafio da formação jurídica.

Como mediador, esse profissional detém o conhecimento jurídico todas as relações pessoais e profissionais dos cidadãos e, para lidar com assuntos sempre complexos, o advogado precisa ter capacidade de discernimento, qualidade essencial na análise de processos, na interpretação de leis e na confrontação de fatos com textos legais. Por isso, ele é tão solicitado também para prevenir problemas, aconselhando, orientando e assessorando negócios.

Após a formação acadêmica, o graduado deve ser aprovado em exame pela OAB. Só então poderá advogar. As faculdades também possibilitam carreiras acadêmicas de magistério e pesquisa, com estudos complementares de pós-graduação. Outro caminho para o bacharel é a magistratura, que forma juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores, promotores de justiça e procuradores do Estado, após aprovação em concursos muito disputados. Lembrando que, após a formação acadêmica, o graduado deve ser aprovado em exame pela OAB e só então poderá advogar.

Matriz Curricular

1ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1000
Teoria Geral e História do Pensamento Jurídico 200
Sociologia Geral e Jurídica 100
Direito Civil: Parte Geral 200
Economia Política (1º Sem.) 50
Teoria Geral do Processo (2º Sem.) 50
Redação e Linguagem Forense 100
Ciência Política com Teoria Geral do Estado 100
Psicologia Forense (2º Sem.) 50
Direito Constitucional I 100
Teoria da Responsabilidade Civil e Penal (1º Sem.) 50
2ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1000
Direito Constitucional II 200
Direito Civil: Obrigações 100
Fundamentos do Direito do Trabalho 100
Teoria do Processo Civil 100
Fundamentos da Administração Pública 100
Direito Ambiental  100
Direito Penal: Teoria do Crime 100
Direito Penal: Fundamentos e Legislação Penal (1º Sem.) 50
Medicina Legal (2º Sem.) 50
Direito Empresarial: Parte Geral 100
3ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1000
Direito Civil: Contratos 100
Direito Tributário 200
Direito Empresarial: Societário 100
Direito Penal: Teoria, Aplicação e Execução das Penas 200
Direito Processual Civil I 100
Direito Processual Penal 200
Direito do Trabalho 100
4ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1150
Direito Civil: Coisas 100
Direito Empresarial: Falimentar e Cambiário 100
Direito Penal: Teoria dos Tipos Penais e Crimes em Espécie 200
Direito Processual Civil II 200
Prática Jurídica I 100
Metodologia Elaboração da Pesquisa Científica (1º Sem.) 50
Direito Previdenciário (2º Sem.) 50
Direito Consumidor (1º Sem.) 50
Estágio Supervisionado 150
Direito da Criança e do Adolescente (2º Sem.) 50
Direito Administrativo 100
5ª Série
Disciplinas Carga Horária
Total da Série 1200
Direito Civil: Família 100
Direito Civil: Sucessões 100
Direito Internacional 100
Direito Penal Aplicado 100
Prática Jurídica II 100
Direito do Trabalho Aplicado 100
Direito Penal: Legislação Especial 100
Direitos Humanos e Cidadania (1º Sem.) 50
Direito Processual Civil III 100
Filosofia Geral e Jurídica (2º Sem.) 50
Mediação e Arbitragem (2º Sem.) 50
Prática Jurídica Simulada 100
Trabalho de Curso -
Estágio Supervisionado 150

Corpo docente

Coordenação

Fernando Passos possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - USP, é mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e especialista em Direito Civil e Processual Civil. Coordenador do curso de Direito e Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Advogado militante, sócio da Passos, Souza e Silva, advogados associados; Membro Titular do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo; Presidente da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP; Avaliador do INEP/MEC para cursos de Direito em todo o país. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/2650723354258721

Assistentes de coordenação

Carlos Eduardo de Freitas Fazoli possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Padre Anchieta, é especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA/INPG e mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/7708223516673894

Edmundo Alves de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura e Bacharelado (1994) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Especialização em Administração Pública (2003) e diversos cursos de aperfeiçoamento (1996-2002). É mestre (1997) e doutor (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Fernando Henrique Rugno da Silva possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA, é especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Uniara/INPG e mestrando pela mesma Instituição. É coordenador e professor de Cursos de Extensão do NEAD UNIARA (Educação a Distância) e escrevente autorizado do 1º Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara.
http://lattes.cnpq.br/3910335649288038

Docentes

Adhemar Ronquim Filho possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É mestre (2012) pelo programa de Pós-Graduação da mesma instituição, na área Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Possui especialização em Gestão Ambiental (2010) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010). Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/3670529609047369

Antonio Carlos de Mello Franco possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e advogado militante.

Carla Abrantkoski Rister possui graduação em Direito (1997) pela Universidade de São Paulo – USP, graduação em Engenharia Química (1988) também pela USP, mestrado em Engenharia Química (1991) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Direito Econômico e Financeiro (2003) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Juíza Federal da Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/2702596606395893

Cristiane Aguiar da Cunha Beltrame possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Desenvolvimento Social. É advogada militante. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/8319971468574529

Dirceu Pereira Siqueira possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP (2002). Tem mestrado (2008) e doutorado (2013) em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE. É especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP (2006). É pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra - Portugal. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/3134794995883683

Edivaldo Ravenna Picazo possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. É mestre em Direito das Obrigações Públicas e Privadas pela mesma Instituição e Delegado de Polícia no Estado de São Paulo.

Enivaldo Aparecido de Pietre possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Uniara/INPG.

Fábio de Carvalho Mastroianni possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialização em Intervenções breves em dependência de drogas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e mestre em Psicobiologia pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
http://lattes.cnpq.br/6394990715212967

Fernando da Costa Tourinho Filho possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia e especialização em Direito. É Promotor de Justiça aposentado e é autor de diversas publicações, entre elas os livros mais adotados no país na área do Processo Penal. É professor da Uniara desde a criação do curso de Direito, há mais de 40 anos.

Gilson Miguel Gomes da Silva possui bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (1993) pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e graduação em Direito (2001) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Tem pós-graduação em Competências Gerenciais Públicas (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e em Direito Penal e Processual Penal (2007) pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS - UCDB. Promovido, por merecimento, ao posto de Capitão PM em 25 de dezembro de 2007. Aprovado no 181° Concurso de Ingresso na Magistratura do Estado de São Paulo, em maio de 2009, atualmente exerce o cargo de Juiz de Direito na 1ª Vara Judicial da Comarca de Monte Alto/SP.
http://lattes.cnpq.br/6637838761389313

Heitor Luiz Ferreira do Amparo possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - USP e especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Uniara/INPG e Juiz de Direito do Estado de São Paulo. Possui diversos artigos publicados na Revista da Uniara.

Janaina Ferri Cintrão possui graduação em Ciências Sociais (1983) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, e em Geografia (1984) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, mestrado (1990) e doutorado (1999) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1993.
http://lattes.cnpq.br/6143087792238091

João Luis Faustini Lopes possui graduação em Direito pela Facudade de Direito de Bauru - ITE, é especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e mestre em Constituição e Processo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É procurador do Estado.

João Luiz Ribeiro dos Santos possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e em Engenharia de Agrimensura pelas Faculdades Logatti. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG. Tem mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA.

José Branco Peres Neto possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA. É especialista em Direito Tributário pela Uniara em parceria com o INPG. É mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Uniara.

José Eduardo Melhen possui graduação em Direito pela Universidade de Araraquara - Uniara, especialização em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP, especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade de Araraquara - Uniara, especialização em Direito Processual Civil pela Universidade de Araraquara - Uniara e mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara - Uniara. É procurador do município e ex-secretário dos Negócios Jurídicos do Município de Araraquara.
http://lattes.cnpq.br/1096553244299432

José Luiz Passos possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e é especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG. É advogado militante.

Júlia Maria de Oliveira Santos Gorla possui graduação em bacharelado e licenciatura plena em Letras - Habilitação Português e Inglês - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e mestrado em Letras - Área de concentração em Semiótica e Estudos Literários - pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/6629542399069653

Júlio César Franceschet possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, é mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP. É Juiz de Direito no Estado no São Paulo (TJSP), autor e organizador de diversas obras da área jurídica. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/1200659079498413

Leonardo Estevam de Assis Zanini é livre-docente em Direito Civil pela USP (2017). Tem pós-doutorado em Direito Civil pelo Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Alemanha). Pós-doutorado em Direito Penal pelo Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht (Alemanha). Doutor em Direito Civil pela USP (2013), com estágio de doutorado na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha). Mestre em Direito Civil pela PUC-SP (2010). Bacharel em Direito pela USP (2000). Juiz Federal. Professor Universitário. Pesquisador do grupo Novos Direitos CNPq/UFSCar. Pesquisador do grupo Direito e Desenvolvimento Público da Universidade de Araraquara - Uniara. Autor de livros e artigos publicados nas áreas de Direito Civil, Direitos Intelectuais, Direito do Consumidor e Direito Ambiental. Foi bolsista da Max-Planck-Gesellschaft e da CAPES. Foi Delegado de Polícia Federal (2002-2005). Foi Procurador do Banco Central do Brasil (2002). Foi Defensor Público Federal (2002). Foi Diretor da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (2006-2011). Foi Diretor Acadêmico da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Justiça Federal em São Paulo (2012-2014).
http://lattes.cnpq.br/8214409754548917

Manoel Ilson Cordeiro Rocha possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. É mestre em Direito pela mesma Instituição e doutorando em Ciências jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa.
http://lattes.cnpq.br/6348566579378814

Marcel Zanin Bombardi possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. É especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Uniara/INPG e em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
http://lattes.cnpq.br/7005710836038705

Marcelo Cândido de Azevedo possui graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, é especialista em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.
http://lattes.cnpq.br/4324992708686998

Marco Aurélio Bortolin possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. É especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e Juiz de Direito do Estado de São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/5769731714490757

Paulo Henrique Moura Leite possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA, é especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e mestre em Constituição e Processo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. É Procurador do Estado.
http://lattes.cnpq.br/6356388804278152

Paulo Luiz Aparecido Treviso possui graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos - FADISC, é especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG e Juiz de Direito do Estado de São Paulo.

Raul de Mello Franco Júnior possui graduação em Direito (1986) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e habilitação em Filosofia (1982) pelo Seminário Maior Diocesano de São Carlos. É especialista em Direito Civil e Processo Civil (1999) pela Uniara/INPG, mestre em Direito Público (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e doutor em Ciências Jurídico-Políticas (2015) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ministra aulas no ensino superior desde 1992.
http://lattes.cnpq.br/6280280004463247

Roberto Cuan Ranival possui graduação em Medicina pelo Instituto Superior de Ciéncias Médicas Carlos J Finlay Camagüey, especialização em Anatomia Patológica, mestrado em Patologia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Patologia Humana pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1991.
http://lattes.cnpq.br/8023538831212943

Rui Ribeiro de Magalhães possui graduação em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, é especialista em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA com o INPG. É juiz de Direito aposentado.

Sérgio de Oliveira Médici possui graduação em Direito pela faculdade de Direito de Bauru - ITE, mestrado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP e doutorado em Direito Penal pela mesma Instituição. Foi vice-prefeito de Araraquara, é Procurador de Justiça aposentado e advogado militante. Possui diversas publicações em revistas e em livros.
http://lattes.cnpq.br/5059914847514945

Sérgio Franco de Lima Filho possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, é especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL e mestre em Direitos Coletivos pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.
http://lattes.cnpq.br/7185792846595985

Silvio Luiz Maciel possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA, mestrado em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e ex-delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/2594540578906178

Vera Mariza Henriques de Miranda Costa possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo - USP e especialização em Ciências Sociais pela mesma Instituição e em Curso Básico de Planejamento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É doutora em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e Livre Docente pela mesma Instituição.
http://lattes.cnpq.br/9513672057172904

Webert José Pinto de Souza e Silva possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Uniara/INPG. É advogado militante.

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

10/06/2017 (das 14h às 16h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 17/04/2017 até 05/06/2017 (22:00 h)
Na Internet: de 17/04/2017 até 05/06/2017 (23:59 h)

Taxa de inscrição

R$ 25.00

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

XLIV Semana Jurídica

Programação da XLIV Semana Jurídica “Prof. Dr. Sérgio Franco de Lima Filho”

Palestras

Sempre a partir das 19h15, no Grand Hotel Morada do Sol (Avenida Brasil, 521 - Centro - Araraquara/SP)

19/10 - Segunda-feira

Abertura: Apresentação de Ações Afirmativas no Combate ao Racismo
Doutora Alessandra de Cássia Laurindo, Doutor Darci Aparecido Honório, e Thainara Karoline Faria

Palestra: “Precedentes Judiciais e o Novo CPC”
Doutor Brunno Giancoli
Professor da Damásio

20/10 - Terça-feira

Palestra: “O Novo CPC e sua Aplicação no Processo do Trabalho”
Doutor José Antonio Ribeiro de Oliveira Silva
Juiz do Trabalho

21/10 - Quarta-feira

Palestra: “Aspectos Gerais do Processo de Conhecimento do Novo CPC”
Doutor Leandro Castanheira Leão
Professor da Damásio

22/10 - Quinta-feira

Palestra: “O Novo CPC e o Processo Coletivo”
Mestre Sérgio Franco de Lima Filho
Professor da Uniara

Certificado: frequência de 100% (15 horas) e 75% (6 horas).

Minicursos

Dias 19 e 20/10 - das 9h às 11h
Local: Salão Nobre da Uniara

“Políticas de Igualdade Racial e Combate ao Racismo”
Doutora Alessandra de Cássia Laurindo
Coordenadora do Centro de Referência Afro Mestre Jorge

Dias 21 e 22/10 - das 14h às 16h
Local: Plenarinho da Câmara Municipal

“Defensoria Pública no Novo Código de Processo Civil”
Doutor Frederico Monteiro
Defensor Público

“Conciliação e Mediação no Novo CPC - Reflexos na Atuação Institucional da Defensoria Pública”
Doutor Marcos Henrique Caetano do Nascimento
Defensor Público

Certificado: 2 horas.


Informações

Mais informações podem ser obtidas na coordenação do curso de Direito ou pelo telefone (16) 3301-7173.


Inscrições

Estudantes: R$ 35,00
Profissionais: R$ 40,00

Para os minicursos, as inscrições deverão ser feitas gratuitamente no local da atividade.

Inscrições encerradas.

CEJUSC

O Centro Judiciário de Conciliação é resultado de um convênio entre a Uniara e o Tribunal de Justiça de Araraquara, tendo como objetivo melhorar o atendimento à população de forma mais eficiente e rápida na resolução de conflitos. O Centro Judiciário atende diversos casos: problemas na área familiar, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, partilha de bens, divórcio, investigação de paternidade ou na área do consumidor, como questões relacionadas a defeitos de produtos ou prestação de serviços, imóveis, cobranças em geral, condomínios e acidentes de trânsito.

O Núcleo de Prática Jurídica, o Escritório Experimental, o CEJUSC e o NECRIM realizam suas atividades no prédio localizado nesta cidade, na Avenida Dom Pedro II, nº 764 - Centro, entre as Ruas 6 e 7. Informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Coordenação

Coordenador(a)

Prof. Fernando Passos

Agenda

De segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.

Entrevistas

Programa Anatomia do Poder
  • Canal: REDEVIDA
  • Apresentador: Dr. Ives Gandra Martins
  • Convidado: Professor Fernando Passos
  • Exibição: 26/03/2017

Bloco 01

Bloco 02

Escritório Experimental

O Escritório Experimental de Advocacia proporciona a prática profissional simulada e real aos alunos das 4ª e 5ª séries do curso de Direito da Uniara. Presta ainda assistência judiciária gratuita às pessoas físicas comprovadamente necessitadas, sob orientação, supervisão e responsabilidade de um(a) advogado(a), na área do Direito de Família. A finalidade é que os alunos se habituem com a rotina da profissão.

O Escritório Experimental está situado no mesmo local que o Núcleo de Prática Jurídica, na Avenida Dom Pedro II, nº 769, no Centro de Araraquara. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Estágio

O Escritório Experimental de Advocacia proporciona a prática profissional simulada e real aos alunos das 4ª e 5ª séries do curso de Direito da Uniara. Presta ainda assistência judiciária gratuita às pessoas físicas comprovadamente necessitadas, sob orientação, supervisão e responsabilidade de um(a) advogado(a), na área do Direito de Família. A finalidade é que os alunos se habituem com a rotina da profissão.

O Escritório Experimental está situado no mesmo local que o Núcleo de Prática Jurídica, na Avenida Brasil, nº 614, no Centro de Araraquara. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Extensão

Segundo as Diretrizes Curriculares, a extensão tem a finalidade de propiciar à comunidade o estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a instituição, não se confundindo com o estágio de prática jurídica e podendo ser integrada às atividades complementares. Ela deve ser promovida de forma permanente, proporcionando um efetivo envolvimento de seus docentes e discentes com a comunidade, por meio de programas de assessoria jurídica, convênios, atividades de formação continuada e eventos extracurriculares periódicos.

A Uniara é hoje um pólo regional de prestação de serviços, que se envolveu com a cidade de Araraquara e a região e que se antecipa para a resolução de problemas em várias áreas. Mesmo atuando sem fins lucrativos, a Uniara investe cada vez mais nos serviços prestados à comunidade. O compromisso de levar conhecimento e prestação de serviços à população deve-se não apenas à necessidade de realização de estágios, mas também ao compromisso assumido pelo Centro Universitário com a comunidade de Araraquara e região. Informamos, a seguir, um pouco do nosso trabalho, lembrando que todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

1. Área Temática: Direitos Humanos

Linha programática: Assistência Jurídica

Na área específica, o curso de Direito desenvolve projetos de extensão relativos ao Juizado Especial Cível, Juizado Itinerante, Escritório Experimental de Advocacia, no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica e Programa Nosso Direito, veículo na Rádio Universitária Uniara.

2. Eventos de extensão

Área temática: Direitos Humanos

A Uniara desenvolve diversos eventos de extensão, sendo que anualmente o de maior destaque é a Semana de Estudos Jurídicos, momento em que se busca o aperfeiçoamento da formação dos alunos e docentes do curso por meio de conferência, palestras, minicursos, todos sob a responsabilidade de especialistas e estudiosos convidados. Tem-se realizado também um seminário anual de Ciências Criminais, outro seminário intitulado Semana da Justiça Federal, que já se encontra em sua segunda edição e diversos eventos na área.

3. Produção e Publicação

Área temática: Direitos Humanos

A extensão se completa ainda na produção e publicação de textos que são produtos acadêmicos que instrumentalizam ou que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como cartilhas, vídeos, filmes e softs, entre outros. Podem-se mencionar recentemente as publicações intituladas: “Cartilha do Juizado Cível Itinerante” e “Revista Uniara especial: Anteprojeto de Código Penal de 1999”.

Júri Simulado

O aluno experimenta a realidade do júri em uma grande verossimilhança com o júri real.

Laboratório de Práticas Jurídicas

O curso dispõe de um núcleo de prática jurídica que entre outras atividades realiza uma experiência de fórum. Nesta atividade os alunos são apresentados a realidade do dia-a-dia do fórum, tendo que protocolar seus processos como na realidade, obedecer aos prazos, participar de audiências, apresentarem-se como advogado e ou promotor.

NECRIM

Projeto disponibilizado à comunidade através da parceria entre a Uniara e a Polícia Civil tendo como objetivo pacificar e mediar os crimes de menor potencial ofensivo, promovendo uma melhora na prestação jurisdicional, contribuindo para a celeridade e economia processual. Os focos principais dos serviços são casos de lesão corporal culposa (especialmente os de trânsito), ameaças, injúrias, difamações, entre outros.

O Núcleo de Prática Jurídica, o Escritório Experimental, o CEJUSC e o NECRIM realizam suas atividades no prédio localizado nesta cidade, na Avenida Dom Pedro II, nº 764 - Centro, entre as Ruas 6 e 7. Informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Nosso Direito

O programa “Nosso Direito” vai ao ar toda segunda-feira, às 7 horas, com reapresentação às 20 horas, na Uniara FM e na TV Uniara (transmitido pela NETTV Canal 21). É apresentado pelo professor e Juiz de Direito João Baptista Galhardo Júnior.

"Nosso Direito" é um espaço para entrevistas com profissionais da área, que discutem temas relevantes e atuais como processo eleitoral, direito previdenciário, penal, constitucional e do consumidor, entre outros.

Núcleo de Prática Jurídica

As atividades do Núcleo de Prática Jurídica são predominantemente práticas, proporcionando aos estudantes matriculados na 4ª e 5ª séries do curso de Direito da Uniara a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho vinculadas a sua área de formação, para posterior análise crítica dessas situações. Essas atividades são realizadas em espaços criados especificamente para os trabalhos práticos com ambiente próprio e semelhante ao meio forense.

Existe um espaço para o exercício de audiências simuladas e outro onde funciona um cartório, também com atividades fictícias. O local abrange ainda o Escritório Experimental de Advocacia, que presta ainda assistência judiciária gratuita às pessoas.

O Núcleo de Prática Jurídica está situado na Avenida Dom Pedro II, nº 769, no Centro de Araraquara. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Pesquisa

O Centro Universitário de Araraquara - Uniara, buscando cumprir sua missão institucional, vem empregando significativos esforços a fim de conferir à investigação científica um lugar privilegiado.

A investigação científica desempenha papel fundamental na consolidação do Centro Universitário de Araraquara - Uniara como espaço para a análise e disseminação do conhecimento. Elemento indissociável do ensino e da extensão, a investigação científica constitui-se como um trabalho investigativo e criativo, representando um aprimoramento na relação ensino-aprendizagem desenvolvida no Curso de Direto da Uniara.

A necessidade de incentivar o trabalho de investigação científica, de institucionalização da produção intelectual, bem como, o apoio à atividade de investigativas fez com que, em 2005, a Uniara constitui-se, no Curso de Direito, o Núcleo de Pesquisa em Direito - NPED.

O NPED está ligado ao Centro Integrado de Pesquisa e tem a finalidade de se constituir em pólo de incentivo e disseminação da investigação científica docente e discente em Ciências Sociais aplicadas, para tanto atua a partir das seguintes diretrizes:

  • Cultivo da atividade científica e estímulo ao pensar crítico em qualquer ação científico-pedagógica através do apoio institucional a investigação científica e criação de grupos de estudo;
  • Promoção do desenvolvimento científico, consubstanciado em linhas prioritárias de ação a médio e longo prazo;
  • Concessão de bolsas de estudos ou de auxílio para a execução de projetos em áreas específicas do conhecimento;
  • Realização de convênios com entidades patrocinadoras de pesquisa;
  • Programação de eventos científicos e participação em congressos, simpósios, seminários e encontros.

A investigação científica desenvolvida na NEP pretende contemplar ações articuladas com objetivo de subsidiar o processo ensino-aprendizagem, e de aprimorar a capacitação profissional e investigativa docente e discente.

No Curso de Direito o aluno é estimulado a ingressar na área da investigação científica, desenvolvendo atividades orientadas dentro dos projetos e linhas de investigação.

O ingresso na atividade de investigação científica se dá através de projetos desenvolvidos em conjunto com docentes do Curso de Direito em suas áreas de especialidade e através de programas institucionais de iniciação científica. O ingresso é feito mediante um contato prévio como os professores da área de interesse do aluno.

Cabe ressaltar que existe apoio institucional a investigação científica docente e a iniciação científica discente até mesmo com bolsas de iniciação científica.

Apoio à iniciação científica: programa PIBIC/CNPq

O Programa de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do qual a Uniara é instituição integrante, estabelece bolsas PIBIC/CNPq, aos alunos de graduação ingressam na categoria de iniciação científica em um dos projetos de investigação do NPED.

Observação: Em todas as modalidades de bolsas é necessário que o aluno cumpra uma carga horária de 20h semanais e não possua vínculo empregatício.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N