/cursos/presencial/graduacao/biomedicina/ 335 125 Biomedicina Graduação

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Diurno ou Noturno

Duração: 4 anos

Vagas: 70

Biomedicina

O Curso

O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.

O curso de Biomedicina da Uniara tem uma grade curricular coerente com a realidade científica atual e um corpo docente altamente qualificado. As disciplinas abrangem várias áreas do conhecimento, como Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais, além das específicas da Biomedicina. Atualmente, o curso oferece a habilitação em Análises Clínicas e é desenvolvido em período integral. Adota o regime escolar anual, com disciplinas anuais e semestrais. Foi implantado em 1999 e oferece 70 vagas. O prazo de integralização é de no mínimo quatro e no máximo sete anos.

Reconhecimento

Selo de Qualidade - Guia do Estudante 2016O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.

Mercado de Trabalho

O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras. O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.

Matriz Curricular

  • Análises Ambientais;
  • Anatomia Humana I;
  • Anatomia Humana II;
  • Bacteriologia Clínica;
  • Bacteriologia I;
  • Bacteriologia II;
  • Banco de Sangue;
  • Bioestatística Aplicada;
  • Biofísica Aplicada;
  • Bioinformática;
  • Biologia Celular I;
  • Biologia Celular II;
  • Biologia Molecular I;
  • Biologia Molecular II;
  • Bioquímica Clínica e Enzimologia Clínica;
  • Bioquímica I;
  • Bioquímica II;
  • Bromatologia e Análises de Alimentos;
  • Cálculos Biomédicos;
  • Ciências Sociais Aplicadas à Saúde;
  • Citologia Oncótica (Citologia Esfoliativa);
  • Deontologia e Legislação;
  • Diagnósticos por Imagem;
  • Ecologia;
  • Estética e Cosmética;
  • Farmacologia;
  • Físico-química Aplicada;
  • Fisiologia Humana I;
  • Fisiologia Humana II;
  • Genética Humana;
  • Genética Médica;
  • Hematologia Clínica;
  • Hematologia I;
  • Hematologia II;
  • Histologia e Embriologia Humana I;
  • Histologia e Embriologia Humana II;
  • Imunologia Clínica;
  • Imunologia I;
  • Imunologia II;
  • Laboratório Clínico, Biossegurança e Controle de Qualidade;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Língua Portuguesa;
  • Líquidos Corporais;
  • Marketing e Administração Aplicada;
  • Metodologia da Pesquisa Científica I;
  • Metodologia da Pesquisa Científica II;
  • Micologia Clínica;
  • Micologia I;
  • Micologia II;
  • Microbiologia I;
  • Microbiologia II;
  • Parasitologia;
  • Parasitologia Clínica;
  • Patologia dos Sistemas;
  • Patologia Geral;
  • Primeiros Socorros;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Química Analítica Qualitativa e Instrumental;
  • Química Geral e Inorgânica;
  • Química Orgânica;
  • Saúde Pública;
  • Sistema Único de Saúde;
  • Tecnologia Genômica e Reprodução Assistida;
  • Terapias Alternativas;
  • Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas I;
  • Toxicologia Geral e Análises Toxicológicas II;
  • Virologia I;
  • Virologia II.

Corpo docente

Coordenador(a)

Orivaldo Pereira Ramos possui graduação em Ciências Biológicas - modalidade médica - pela Faculdade de Ciências da Saúde Barão de Mauá, mestre e doutor em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1990.
http://lattes.cnpq.br/5667563731020845

Professor(a)

Adilson César Abreu Bernardi possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1992) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, aperfeiçoamento em Análises Clínicas (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (área de concentração Microbiologia Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5280956129788239

Alexandre José Pierini possui graduação em Biblioteconomia (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Ciência Política (2000) pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão de Curitiba e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2003) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/3868387937086831

Alfredo Di Vito Neto possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena (1988) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Genética e Evolução (1994) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/3855880175314033

Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924

Ana Paula de Souza Faloni possui graduação em Odontologia (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2006) e doutora (2010) em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/2574713734036477

Andrezza Furquim da Cruz possui graduação em Biomedicina (1999) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, aprimoramento profissional em Saúde Pública (2002) pelo Instituto Adolfo Lutz - IAL, mestrado em Interunidades em Bioengenharia (2005) pela Universidade de São Paulo - USP, doutorado em Ciências Médicas (2010) pela Universidade de São Paulo - USP (projeto conjunto com o Imperial College of London). Tem pós-doutorado (2011) pela Universidade Federal de Goiás - UFG e pós-doutorado (2013) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/8844188630206671

Bruna Galdorfini Chiari Andréo possui graduação em Biotecnologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e graduação em Farmácia (2014) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Tem especialização em Farmácia Estética (2017) pela Unyleya. É mestre (2009) e doutora (2014) em Ciências Farmacêuticas pela UNESP. Tem pós-doutorado (2015) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/6153974945085893

Cassia Teresa Ramelo Guerreiro possui bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado e doutorado (2001) em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/2694178382132231

Cibele Yumi Yamada Taniguchi possui graduação em Estética e Cosmética (2010) pela Universidade de Araraquara - Uniara, pós-graduação em Estética Facial e Corporal (2012) pela mesma Instituição. Tem mestrado em Ciências Farmacêuticas (2017) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É doutoranda em Ciências Farmacêuticas também pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2012.
http://lattes.cnpq.br/6712927872840278

Douglas Fernando Peiró possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura plena (2004) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Mestrado em Biologia Comparada (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. Doutorado em Biologia Comparada (2012) pela Universidade de São Paulo - USP, com doutorado sanduíche no exterior na University of Louisiana at Lafayette nos Estados Unidos. Tem pós-doutorado em Sistemática e Genética Molecular (2014) pela Université de Poitiers na França.
http://lattes.cnpq.br/5669020123403306

Érika Bergamasco Guesse Borges possui graduação em Letras (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2009) e doutora (2014) em Estudos Literários pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2017.
http://lattes.cnpq.br/6309065671095809

Flávia Aparecida Resende possui graduação em Biomedicina (2005) pela Universidade de Franca - UNIFRAN e mestrado em Ciências (2008) pela mesma Instituição. É doutora em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e tem pós-doutorado (2014) também pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/6740137231031060

Heloisa Horta de Lima Aiello Macfadem possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB, mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0381518603687648

José Ricardo Soares de Oliveira possui graduação em Farmácia Bioquímica (1994) pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras - Fundação Hermínio Ometto, mestrado (1999) e doutorado (2011) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/0028456845144403

Juliana Constâncio Bolini possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/9323299663203625

Juliana da Silva Oliveira Faccio possui graduação em Biomedicina (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia - Imunologia (2006) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
http://lattes.cnpq.br/1451164211652124

Juliana Leal Monteiro da Silva possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1995) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
http://lattes.cnpq.br/0631109382678105

Lucia Helena Batista possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
http://lattes.cnpq.br/2568677175151733

Marcela de Almeida Gonçalves possui graduação em Odontologia (1992) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA, especialização em Odontopediatria (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (2012) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É mestre (2000) e doutora (2003) em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/0260928426757325

Marco Roberto Guerreiro possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3733859102831249

Marylaine Aparecida Costa Larocca possui graduação em Fisioterapia (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Acupuntura Sistêmica (2005) pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura - Ibram e em Intervenção em Neuropediatria (2010) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre em Engenharia de Produção (2014) pela Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/5784151167325038

Milena Carlton Ferrarini possui especialização em Gestão de Negócios (2001) e em MBA Internacional (2002) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É mestre em Administração de Empresas (2007) pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/6851933272899226

Miriane da Costa Gileno possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1997) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1999) e doutorado (2003) em Análises Clínicas pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/4194759714450262

Patrícia Sigilló Mazzoni possui graduação em Farmácia Bioquímica (1998) pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS e mestrado em Análises Clínicas - Área de Hematologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/6258654128154830

Roberto Cuan Ravinal possui graduação em Medicina (1991) pelo Instituto Superior de Ciéncias Médicas Carlos J Finlay (1991). É especialista em Patología del Glomérulo Renal y Transplante Renal (1996) pelo Hospital Pediátrico Eduardo Agramonte Piña, em Imunopatologia (1996), em Hematopatologia (1996), em Patologia Renal e Inmunopatologia (1996) e em Dermatopatologia (1996) pelo Hospital Clínico Quirúrgico Hermanos Ameijeiras. Tem residência médica (1996) pelo Instituto Superior de Ciências Médicas Carlos J Finlay. É mestre (2001) e doutor (2005) em Patologia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1991.
http://lattes.cnpq.br/8023538831212943

Thalita Pedroni Formariz Pilon possui graduação em Farmácia Industrial (2001) pela Pontifícia Universidade Católica - PUCCAMP, mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/5096227747630693

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

28/02/2018 (19 h às 21 h)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 22/02/2018 até 26/02/2018 (22:00 h)
Na Internet: de 22/02/2018 até 26/02/2018 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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Instalações

Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos básicos

Laboratório de Física

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Fisiologia Humana II e para as atividades complementares da disciplina de Física. Possui resistores, capacitores, indutores, sensores térmicos, eletroscópios, gerador de Vand Graffcalorímetros, trilho óptico e lentes acrílicas, entre outros equipamentos.

Laboratório de Microscopia I (Biologia)

Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Histologia e Embriologia e Parasitologia. Possui as lâminas necessárias para os exames de ovário, glândula submandibular e sublingual, rim, útero, pulmão, coração, traquéia e esôfago, intestino e muitos outros.

Laboratório de Ciências Fisiológicas (Química I)

Laboratório de Ciências Fisiológicas (Química I) Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Humana II, Química Geral e Experimental, Bioquímica e Química Analítica Instrumental. Possui, entre outros equipamentos, balança analítica de precisão, destilador automático, estufa para esterilização e secagem, esfigmomanometro, estetoscópio e exaustor centrífugo em fiberglass, equipado com motor trifásico blindado de 220/380V, com dois metros de tubulação e duas curvas.

Laboratório de Ciências Morfológicas I (Anatomia I)

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana. Possui, entre outros materiais, modelos analíticos humanos, modelos anatômicos não naturais e diversos materiais cirúrgicos e ferramentas usadas no laboratório.

Laboratório de Ciências Morfológicas II (Anatomia II)

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana.

Laboratório de Apoio (Interlab)

Laboratório de Apoio (Interlab) Utilizado como apoio às atividades das ciências básicas e para o preparo de aulas. Possui exaustor centrífugo, lupas, destilador automático, câmara de Newbawer para contagem de células e geladeira duplex, entre outros equipamentos.

Laboratório de Farmácia (Química II)

Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Química Geral e Experimental, Química Analítica Instrumental e como apoio para demais atividades práticas do curso. Possui, entre outros equipamentos, agitador magnético com placa de aquecimento, balança analítica, chapa aquecedora elétrica, rotavapor, forno mufla e dispositivo para determinação de pontos de fusão.

Laboratórios de Informática I e II

Laboratórios de Informática I e II Utilizados para as aulas práticas das disciplinas de Matemática aplicada e Bioestatística e Bioinformática, além de servir de apoio para as demais disciplinas do curso.


Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes gerais

Laboratório de Enfermagem

Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Laboratório Clínico e Controle de Qualidade. Possui diversos manequins para ensino e treinamento, modelos anatômicos e equipamentos e artigos hospitalares.

Laboratório de Microscopia II

Laboratório de Microscopia II Utilizado como apoio para as aulas práticas das disciplinas que realizam microscopia: Histologia e Embriologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia e Micologia. Possui 25 microscópios biológicos e 15 microscópios estéreo.

Laboratório de Microbiologia e laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica

Laboratório de Microbiologia e laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.

Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica

Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.


Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes específicos

Laboratório de Hematologia e Imunologia Clínica

Laboratório de Hematologia e Imunologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Imunologia, Hematologia, Imunologia Clínica, Hematologia Clínica e Estágios Supervisionados em Hematologia Clínica e Imunologia Clínica.

Laboratório de Bioquímica e Enzimologia Clínica

Laboratório de Bioquímica e Enzimologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Enzimologia Clínica e Estágio Supervisionado em Bioquímica e Enzimologia Clínica.

Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia e Micologia Clínica

Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.

Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica

Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.


Laboratórios disponíveis para pesquisa

Laboratório de Eletromiografia

Farmacologia Experimental e Análises Sensoriais. Possui microcomputadores e cabines de análise sensorial.

Biotério
Laboratório de Psicologia Experimental

Profissão

O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras.

O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.

Projeto Pedagógico

Concepção e objetivos

O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.

O curso foi formulado no ano de 1966 atendendo à solicitação de diversas escolas médicas que propunham à formação de um profissional para atuação em docência e pesquisa, particularmente na área biomédica básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêuticos, tais como análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.

Os objetivos do curso de Biomedicina da Uniara são preparar o acadêmico para entender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, bem como o processo de equilíbrio corporal; capacitar o discente na compreensão dos processos patológicos gerais e clínicos frente à medicina interna, bem como dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos; promover a conscientização dos cuidados com o ecossistema, bem como as análises das variáveis mantenedoras do meio ambiente saudável; treinar os acadêmicos na realização de exames de todas as esferas que envolvem a análise clínico-laboratorial voltada à clínica médica.

Perfil do egresso

O profissional formado pelo curso de Biomedicina da Uniara será:

  • Detentor de sólida fundamentação teórica da estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos, bem como da fundamentação teórico-prática dos métodos de investigação e de análise complementares de diagnóstico;
  • Motivado e capacitado para assumir um processo de educação permanente ou continuada, necessário para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho que decorrem da evolução do conhecimento científico e tecnológico;
  • Dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permitam uma atuação consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Capacitado para ser imediatamente absorvido pelos setores profissionais de saúde e tecnologia;
  • Capacitado a exercer, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitido novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo;
  • Condutor de todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
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