202403290406

Notícias

Coordenador de Educação Física da Uniara fala sobre vantagens e cuidados ao pedalar

Publicado em: 12/01/2016

Pedalar é uma atividade que traz vantagens que vão além dos benefícios ao corpo. Entretanto, o coordenador do curso de Educação Física da Uniara, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, ressalta que, antes mesmo de colocar a ideia em prática, “os cuidados são gerais como em qualquer outra atividade física: avaliações cardiológica e física de esforço”.

Para quem já pedala constantemente, no entanto, ele coloca que é necessário saber se o objetivo é apenas voltado à qualidade de vida ou à competição. “Se for o primeiro caso, é necessário estabelecer uma meta exequível por meio de avaliações físicas periódicas em que deverão ser ajustadas as cargas e, no segundo caso, além do procedimento anterior, existe a necessidade de superação dos resultados, quando o treinador, juntamente com o atleta, estabelecerá metas e o respectivo programa a ser cumprido”, explica.

Entre os benefícios, Piscinão destaca que a atividade trabalha o sistema cardiorrespiratório de acordo com a intensidade e o volume trabalhados, ameniza o impacto nas articulações e não causa poluição.

Em relação a quem utiliza a bicicleta no dia a dia, sem finalidades competitivas, o coordenador aponta que o tempo a ser utilizado deve respeitar aquele disponível para a prática juntamente com a intensidade, e por sua vez “deve ser orientada por um profissional gabaritado, mediante testes de esforço físico”.

Em Araraquara, contudo, pedalar “é um detalhe que precisa ser muito bem analisado, pois não contamos com locais apropriados para a prática do ciclismo com segurança”. “O transporte de bicicleta é extremamente interessante do ponto de vista da prática de atividade física, trânsito e não poluição, como visto anteriormente, entretanto, acho que nossos políticos precisariam ter mais coragem para encarar o problema de frente e destinar mais lugares adequados para dar a devida segurança aos ciclistas, tanto para fins de lazer quanto para transporte do dia a dia”, finaliza Piscinão.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI