Uniara - Guia de Turismo

Mercado de Trabalho

“Entendendo o mercado turístico”

Muita gente acredita que estas duas palavras: emprego e turismo - não combinam. Alguns ainda pensam que, para a atividade do turismo, é preciso que haja praia ou verde, mas não é bem assim.

A atividade turística existe onde há um diferencial, seja ele qual for: uma lenda, uma história, um evento, um prédio antigo preservado e com valor histórico, uma vinícola, um alimento diferente, um restaurante exótico, o clima, um navio, um parque, etc. O turismo pode ser desenvolvido em várias cidades, basta que se faça o planejamento adequado.

Trabalhar no ramo não significa somente viajar. O interessado pode trabalhar na própria cidade em que reside, ou também em outros núcleos, próximos ou não da residência, que por meio da movimentação turística, geram vagas.

A atividade está ligada ao crescimento econômico, portanto, quando há turismo desenvolvido adequadamente, há geração de renda e oportunidades, pois, às vezes, locais com pouca rotatividade econômica se beneficiam devido à geração de empregos diretos e indiretos no setor. O mercado de trabalho é promissor, é uma área crescente, basta aproveitar.

O turismo em si, está diretamente envolvido com pessoas, é importante estar atento à qualidade de vida da comunidade local e o bem estar dos turistas e visitantes. A atividade turística, quando planejada adequadamente, direciona o foco para cuidados na infraestrutura básica e turística, assim, consegue uma prática de turismo com qualidade e aproveitamento por parte de todos os envolvidos.

O profissional é capacitado para realizar diversas atividades com públicos segmentados, ou seja, elaborar e organizar eventos independentes da tipologia; diagnosticar as potencialidades dos municípios e consolidar as já existentes, por meio de um planejamento turístico adequado e transformar os recursos naturais e artificiais em atrativos, na busca de uma maior demanda, porém sempre estudando a capacidade de carga do local; classificar áreas de interesse turístico e promovê-las; formular projetos para viabilizar a permanência da demanda no núcleo receptor; realizar estudos de viabilidade econômica; estruturar, planejar, controlar e gerenciar empreendimentos relacionados ao setor; criar e implantar roteiros turísticos.

Pode-se notar que quem trabalha com turismo, tem a oportunidade de atuar em diversos setores (eventos, hospedagem, alimentação, agenciamento, transportes e entretenimento), e em localidades diferentes, tudo depende da afinidade pelo segmento e cidade. Lembrando que o Curso Técnico em Guia de Turismo também tem a sua formação aplicada para o profissional atuar como Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul.

Pensando em dados, o mercado é promissor, é de conhecimento geral, os eventos que estão se aproximando, automaticamente gerarão empregos para o setor. De acordo com publicações do Comitê Olímpico, poderão ser realizadas cinco mil contratações.

Antes dos eventos, a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC aponta que no mínimo, 34 mil postos de trabalhos temporários serão gerados durante o verão em todo o país, e destes, o setor com mais possibilidade de abertura de novas vagas é o de alimentação, incluindo bares e restaurantes, com 52,8% e, na sequência, hospedagem, com 32,1%.

Foi publicado por Fábio Bentes, economista da CNC, que o salário no setor do turismo nos próximos anos crescerá mais do que a média nacional e que os profissionais que se encaixarem bem no setor e aproveitarem as oportunidades irão se destacar.

A World Travel & Tourism Council - WTTC relatou que até 2018, o Brasil estará entre os 10 países do mundo que mais geram emprego no turismo. A Embratur, Instituto Brasileiro de Turismo, informou que o turismo subiu na balança comercial do quinto para o quarto lugar; e é sabido que o setor de eventos é um dos grandes responsáveis pelo aumento, pois gera renda e emprego.

Pelo acúmulo de notícias positivas do mercado turístico, observa-se que esse profissional é capaz de atuar em diversos campos, contribuindo com benefícios sociais, ambientais e econômicos para sua cidade, região e ao seu país.

Uniara - Guia de Turismo