Diferenciais

O curso de Jornalismo da Uniara tem mais de 20 anos de tradição, com infraestrutura ampla, professores qualificados e experientes, muitas atividades práticas realizadas ao longo da graduação e estrutura curricular sempre atualizada, antenada às novidades no mercado de trabalho desta profissão que está em constante mudança.

Infraestrutura

Nossos alunos têm uma infraestrutura ampla durante o aprendizado: Rádio Uniara, TV Uniara, Estúdio de Fotografia, Laboratórios de Informática e uma biblioteca da área de comunicação.

Atividades práticas

O curso de Jornalismo da Uniara realiza diversas atividades práticas ao longo da graduação, como o jornal impresso Vitral, a Agência de Notícias Online (Ageuniara), o blog Focaweb e muito mais.

Inovação

Estamos passando por diversas mudanças no mercado que deixam o jornalismo ainda mais fascinante, inovador, dinâmico. Aqui na Uniara nossa estrutura curricular está sempre atualizada para acompanhar essas novidades.

Mercado de trabalho

A sociedade está em constante mudança, todas as profissões devem se adequar às novas demandas e o jornalismo é uma das áreas que mais está se transformando. A informação hoje é rápida, intensa e um número cada vez maior de notícias chega à população em diferentes plataformas.

Do rádio às redes sociais, em todos os meios de comunicação os jornalistas são os responsáveis por produzir conteúdo. Além dos novos campos de trabalho nas mídias digitais, a especialização em assessoria de imprensa e comunicação institucional absorve a maioria dos formados em jornalismo e também os remunera melhor do que outras áreas.

A formação jornalística é exatamente o conhecimento necessário que prepara o profissional para ir além da simples divulgação de especulações e fatos não comprovados. Essa demanda por jornalistas que atuam nos inúmeros novos campos de trabalho está fazendo o mercado crescer e os bons profissionais, bem formados, éticos e competentes encontram estágio facilmente e se empregam imediatamente.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Jornalismo? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Essa é uma das áreas mais procuradas por quem tem interesse no curso, portanto o jornalismo esportivo está sempre em constante crescimento. Os clubes, equipes e atletas dos mais diferentes esportes precisam de assessores de imprensa, enquanto os programas, sejam televisionados, online ou impressos, precisam de repórteres, pauteiros, editores e mais uma série de funções.

A mídia é de extrema importância no contexto político brasileiro. O jornalismo influencia a formação da opinião pública e deve ter o compromisso com o povo e a nação acima de tudo. Esse embate entre os diferentes lados, partidos e ideologias fazem do jornalismo político a área mais quente e polêmica. É área nobre na imprensa nacional e internacional, exigindo dos profissionais conhecimento, gosto pela realidade e interesse social.

Diante dos avanços tecnológicos as notícias devem ser produzidas em tempo recorde, uma vez que o público cobra uma grande demanda de informações. Outro fator é que as tecnologias de informação trazem mais denúncias à tona, sendo muito difícil manter os fatos escondidos da população. E a função do jornalismo investigativo é exatamente apurar boas informações, com credibilidade e em tempo rápido. O objetivo é divulgar reportagens que revelem fatos prejudiciais à sociedade e que muitos gostariam de esconder.

É importante estudar áreas específicas do jornalismo, pois isso faz com que o aluno tenha contato com o que está em alta na profissão e conheça técnicas e assuntos das principais editorias jornalísticas. Nesta disciplina, o objetivo é mostrar para o aluno as características de algumas das áreas mais praticadas no jornalismo, voltadas para públicos específicos, que geralmente tendem a ser mais críticos. É importante que o aluno saiba que, antes de ser um apaixonado por determinada área, é muito importante ter comprometimento com a informação!

No segundo ano, os estudantes fazem reportagens para rádio, edição, redação e apresentação de radiojornalismo. As aulas são práticas e acontecem no estúdio da Rádio Uniara FM. Os programas radiofônicos Universidade Aberta e Jornal de Hoje, irradiados diariamente pela Uniara FM, também estão relacionados ao curso. O primeiro é produzido e apresentado pela docente responsável pela disciplina Radiojornalismo e divulga temas de interesse da comunidade trabalhados na Universidade. O Jornal de Hoje é um jornal radiofônico diário, com duração de 60 minutos, que faz a cobertura dos acontecimentos locais, nacionais e internacionais de maior relevância. Seus repórteres são jornalistas formados pelo curso e o editor responsável é professor do curso.

Na disciplina Fotojornalismo os conceitos e técnicas de fotografia jornalística são ministrados em aulas práticas, em laboratório com equipamentos fotográficos que podem ser retirados para trabalhos externos. Os alunos também produzem os projetos "Olho da Rua" e "Leitura de Portfólio". No primeiro, eles vão a campo e fazem ensaios fotográficos, num gênero denominado Fotografia de Rua. Já no projeto "Leitura de Portfólio", cada aluno pesquisa sobre grandes nomes da fotografia, contemporânea ou não. As pesquisas são apresentadas em seminários e com isso todos passam a conhecer os mais importantes fotógrafos de todas as épocas da história da fotografia.

O jornalismo on-line tem dois diferenciais em comparação aos outros meios de comunicação: a rapidez na informação, que muitas vezes é compartilhada em tempo real, e a interatividade entre plataformas e com os leitores, que agora têm mais voz por meio dos comentários e das redes sociais.

O jornalismo nasceu com o jornal impresso e é muito importante na história da profissão. Aqui na Uniara você aprende na prática como criar pautas, apurar e escrever reportagens, revisar, diagramar e todo o processo de produção por meio do Vitral, um jornal feito pelos alunos durante as aulas.

O assessor de imprensa é o jornalista que trabalha em uma empresa ou em uma agência, atuando como um gestor estratégico entre o cliente e a imprensa. É uma das áreas mais promissoras e dinâmicas do jornalismo.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Jornalismo fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. A maioria das aulas de Jornalismo é na unidade 8 da Uniara, que conta com salas de aula amplas, laboratórios de informática, biblioteca de comunicação e estúdio de fotografia. Nossos alunos também utilizam os estúdios da TV Uniara e da Rádio Uniara.

O boletim jornalístico Repórter Uniara é produzido pelos alunos do terceiro ano do curso como atividade prática da disciplina Telejornalismo. O programa veicula notícias e informações de assuntos e temas de relevância para toda a comunidade de Araraquara e vai ao ar como parte da programação da TV Uniara. As pautas, gravações e edições são feitas no estúdio de televisão da Uniara, com recursos para as produções jornalísticas feitas pelos alunos e também pelos profissionais da TV.

Biblioteca de comunicação

Estúdio da TV Uniara

Laboratório de Informática

Uma das salas de aula da unidade 8

Unidade 8 da Uniara

Alunos têm livros, revistas, jornais e demais materais na Biblioteca de Comunicação

Estúdio da Rádio Uniara

Estúdio de Fotografia

Alunos participam de gravações na Rádio Uniara

Tecnologia no ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, também temos laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidade 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Jornalismo, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Ageuniara

A Agência de Notícias Online funciona desde 2001 e permite aos alunos vivenciarem a parte prática do jornalismo digital. A AGEUniara funciona no segundo ano do curso e nela os repórteres/alunos fazem pauta, reportagem, redação e veiculação de material jornalístico. São tratados temas de toda a região araraquarense, sendo a Agência um banco rico de informações sobre a comunidade regional. Esse material está publicado em uma plataforma própria no portal da Uniara.


ACESSE A AGEUNIARA

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. O curso de Jornalismo da Uniara realiza diversas atividades práticas durante a graduação, em diversas plataformas. Além disso, o estudante pode fazer estágio na área, uma experiência muito enriquecedora.

Vitral

É um jornal online produzido pelos alunos do terceiro ano, nas disciplinas Redação e Edição em Jornalismo Impresso e Design e Produção Gráfica. O Vitral publica quatro edições temáticas por ano. Os alunos produzem pauta, reportagem, redação, edição, fotojornalismo, diagramação e editoração eletrônica. O projeto leva notícias bem apuradas e sobre temas interessantes para a população, exercendo um jornalismo sério, responsável e profissional, bem diferente das fake News tão disseminadas hoje em dia nas redes sociais. Com a prática, o aluno adquire experiência em jornalismo da forma como acontece nos bastidores de uma redação de jornal.

Focaweb

Esse projeto é o primeiro contato que o nosso aluno tem com a prática jornalística, desenvolvido logo no primeiro semestre do curso. Foca é como são chamados, carinhosamente, os jornalistas iniciantes na profissão. O FocaWeb é um espaço de prática e reflexão sobre o universo do webjornalismo e publica conteúdos jornalísticos relevantes, produzidos pelos alunos sob supervisão e edição dos professores. O blog é mais um canal digital produzido pelo curso de Jornalismo da Uniara e as matérias têm alguns elementos que caracterizam a plataforma, como hipertextos, vídeos e imagens.

20 anos de curso

Para ser jornalista é necessário gostar de novidades, de conhecer pessoas, ser curioso e apreciar a movimentação. Trata-se de uma profissão em expansão, já que as tecnologias digitais criam muitos campos novos de trabalho. É também uma carreira complexa e para ser jornalista é preciso fazer um bom curso, pois o mercado está em crescimento, mas é muito exigente. O curso de Jornalismo da Uniara tem 20 anos de tradição, venha estudar com a gente!

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.