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Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

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UNIARA

/cursos/ead/pos-graduacao/deficiencia-intelectual-trabalho-docente-e-inclusao-escolar/ 58 584 EAD Pós-Graduação 3 Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar Pós-Graduação

Formação: lato sensu

Modalidade: EAD

Próxima turma: Janeiro/2022

Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar

O Curso

De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os alunos com deficiência intelectual passam a integrar as instituições regulares de ensino.

A escola na perspectiva inclusiva reconhece a existência das diferenças entre os alunos nos processos educativos e preconiza a adoção novas práticas pedagógicas que possibilitem a participação e o progresso de todos em suas aprendizagens e desenvolvimento. Para que a inclusão seja algo efetivamente viável, é necessário, portanto, que o professor esteja preparado para lidar com a diversidade em sala de aula, estando apto a receber alunos com deficiência intelectual.

Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com deficiência intelectual, o curso busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com esses alunos, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.

Mercado de Trabalho

O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência com deficiência intelectual, na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.

Conteúdo Programático

Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Direitos da Criança e do Adolescente;
  • A escola na perspectiva inclusiva;
  • As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: Deficiência Intelectual: o trabalho docente na perspectiva inclusiva (110h)

  • Deficiência Intelectual: definição, causas, prevalência e prevenção;
  • Deficiência Intelectual: aspectos do desenvolvimento biopsicossocial;
  • O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual;
  • Deficiência Intelectual: implicações para uma prática pedagógica inclusiva;
  • Currículo escolar e avaliação no atendimento aos alunos com deficiência intelectual;
  • Recursos didáticos na inclusão dos alunos com deficiência intelectual;
  • Relação escola, família e comunidade no atendimento aos alunos com deficiência intelectual.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Prática do Ensino Superior.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC OPTATIVO* (160H)

*O TCC é opcional e terá custo adicional.

Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes, os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.

Coordenação

Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Investimento

Investimento (opções)

  • 18 parcelas de R$ 235,97 (BOLETO)
  • 12 parcelas de R$ 283,17 (CARTÃO DE CRÉDITO)
  • 12 parcelas de R$ 336,26 (BOLETO)
  • 6 parcelas de R$ 637,13 (BOLETO)
  • 1 parcela de R$ 2973,25 (BOLETO OU CARTÃO)


WhatsAppLigue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.

Inscreva-se

Bolsas de Estudo

  • Descontos para ex-alunos da Uniara;
  • Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
  • Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação das empresas conveniadas.

Inscrição

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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