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Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
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De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o aluno com surdez passa a integrar as instituições regulares de ensino. Assim também a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – passa a ser obrigatória na formação inicial dos professores a partir do decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005.
Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com surdez, entre elas o domínio da LIBRAS, o curso Deficiência auditiva e LIBRAS: trabalho docente e inclusão escolar busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com os alunos com surdez, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.
O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência auditiva na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.
O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.
Público-alvo: Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na área.
*O TCC é opcional e terá custo adicional.
Importante: Por se tratarem de conteúdos independentes os módulos podem ser oferecidos em uma ordem diferente da apresentada acima.
Mônica Pereira possui graduação em Pedagogia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE/UFSCar. Atua no ensino superior desde 2010. É coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD e também do curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara - Uniara.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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