202101240632

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Senai de Araraquara desenvolve robôs para indústrias

Por: CAMILA ASTORINO

01/10/2003

O Senai de Araraquara (SP), desenvolve robôs para serem utilizados na indústria nacional e local. O projeto é supervisionado pelos Professores de automação, Ademir Redondo, Marcos Roberto Morale e Rubens Corrêa.

Eles contams contam com da turma de eletroeletrônica, composta por 32 alunos com faixa etário de 16 anos. Empresas como a Inepar e Sachs também utilizam a tecnologia e conhecimentos dos alunos e professores do Senai.

O último robô desenvolvido, batizado de "Robô Aranha", despertou o interesse da Petrobrás (Empresa Brasileira de Petróleo) para inspecionar a tubulação de gás e óleo da empresa.

Segundo o professor Redondo robô reduzirá o tempo da inspeção de duas horas para alguns minutos e pode ser controlado via rádio ou vídeo nuam distância de 2 quilômetros.

"O robô tem meio metro de comprimento e meio metro de largura. E este projeto, ganhou, em agosto,pela segunda vez, o prêmio do Concurso de Criatividade, realizado pelo Senai do Estado de São Paulo, na área de projetos eletroeletrônicos", informa Redondo. O primeiro projeto a ganhar o concurso foi o "Robô Alpinista", projetado em 2002.

Atualmente o Senai desenvolve pesquisas também com controladores eletrônicos. Desenvolve também um microcontrolador(MC), que substituirá o controlador lógico programável(CLP). O custo será reduzido, pois o CLP é sessenta e seis vezes mais caro que o novo MC.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI