[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
No mês de novembro, é realizada a Campanha Novembro Azul, que é direcionada a saúde dos homens, e ressalta sobre a importância da realização do exame de toque, para detectar o câncer de próstata que é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
Segundo a enfermeira, Marli Chaves, que atua em São Carlos (SP), O exame de toque retal é feito com o objetivo de saber a consistência da próstata (glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos), o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. " O exame de toque também é utilizado junto com o PSA ", explica a enfermeira. O PSA (antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática.
O jornalista Ronnei Aparecido Nicoletti tem 57 anos e conta que já faz 13 anos que realiza o exame. Com 40 anos, começou fazendo o exame de sangue (PSA), e quando completou 45 anos, fez o exame de toque. "Tenho muitos amigos que já passaram da idade de fazer exame, mas não fazem e resistem. Acho muito importante realizá-lo, pois pode evitar muitos problemas, e se prevenir é uma forma de se cuidar", completa.
Para a enfermeira Marli, os homens têm de por um fim ao preconceito que têm em relação a esse assunto, pois por conta desse preconceito, muitas pessoas já morreram. " É um procedimento simples e rápido, e que pode salvar sua vida, assim como o exame de Papanicolau (exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero) para as mulheres. Em relação à saúde, as mulheres ainda se cuidam muito mais que os homens, tendo mais chances de cura do que eles", observa. Ela ressalta que para fazer o exame é preciso agendar uma consulta com um médico urologista.
Publicada em 16/11/2016 às 19h36.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI