202101250444

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Neste domingo, é dia de escolher um prefeito e um vereador

Por: ANA LUIZA ORDONHO MARIN

23/09/2016

Neste domingo, 2 de outubro, os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que irão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta (ou seja, 50% dos votos mais um); na região, apenas Ribeirão Preto pode ter segundo turno.

No dia 2 de outubro, o eleitor deve comparecer ao seu local de votação, entre 8h e 17h, munido de um documento original com foto.Valem a cédula de identidade, a CNH, o passaporte, a carteira de trabalho. Não é obrigatório levar o título de eleitor, mas com ele fica mais fácil localizar a seção em que deve votar. Na urna eletrônica o eleitor votará num dos candidatos a prefeito e e a vereador. 

O eleitor que quiser, poderá levar a famosa colinha para ajudar a não esquecer os números no momento da votação – na cabine de votação é proibido portar celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto.

A legislação permite a manifestação “individual e silenciosa” da preferência do eleitor por um partido ou candidato na hora da votação. Mas é proibido pedir voto para o candidato aos demais eleitores ou distribuir material de propaganda.

O eleitor que não estiver na cidade em que vota, deve procurar a seção de votação mais próxima e justificar sua ausência. Caso não consiga, deverá procurar o cartório eleitoral até 60 dias após as eleições para proceder à devida justificativa, sob pena de incorrer em multa eleitoral. Já o cidadão que se encontrava no exterior na data do pleito, terá o prazo de 30 dias, a contar de sua volta ao País, para se justificar perante o juiz de sua Zona Eleitoral, apresentando documento que comprove a sua ausência, bem como a data de seu retorno ao Brasil. 

(Publicado em 30/9/2016 - 17h37)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI