[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Psicóloga afirma que teatro ajuda na socialização das crianças

Por: FERNANDA RENATA DA SILVA

21/09/2016

No dia 17 de setembro, Matão (SP) recebeu o Circuito Cultural Paulista, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU). O evento, que foi gratuito, trouxe a peça de teatro infantil “As incríveis histórias de Mariazinha e seu amigo sol”. O espetáculo foi sucesso em sua apresentação na cidade e reuniu crianças e pais. 

Para a psicóloga Sallete Cruz com ajuda da arte, conseguimos demonstrar, expor nossos sentimentos. Para ela, o teatro é uma forma de arte, considerada importantíssima na vida das crianças, porque ajuda a se comunicar, se expressar e a crescer principalmente no quesito de cultura, explorando assim a imaginação da criança. " Faz ela se comunicar com outros colegas, interagir e reagir melhor a acontecimento. É por esse meio que, muitas vezes, conseguimos entender bem o que a criança está sentindo, dizendo ou até mesmo passando naquele momento. Acho que toda mãe deveria colocar seu filho no teatro, é algo importante que ajuda a desenvolver. A criança acaba se tornando uma pessoa fácil de comunicar, e conhecedor das artes, crescendo assim a sua aptidão e se torna um adulto incrível”, destaca.

Para a aluna curso de Psicologia da Universidade de Araraquara (UNIARA),  Maria Claudia Ferreira da Costa, o teatro se destaca como forma lúdica de aprendizagem na idade infantil, pois este é um dos caminhos para que a escola, professores e os colegas possam interagir com as crianças de forma criativa, produtiva e participativa. " O teatro é um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança dando suporte para sua trajetória na vida social. Proporcionando experiências novas que contribuem para o crescimento integral da criança sobre vários aspectos", afirma.

O empresário Derli Stamboroski, de Matão, destaca que seu filho faz teatro e que foi indicado pela psicóloga da escola, pois ele sempre foi muito vergonhoso “O teatro é a forma criativa de se expressar, comunicar e interagir com o mundo, onde se pode criar e recriar uma apresentação. E durante a infância participar de algo assim é essencial. Infelizmente eu não tive essa oportunidade quando criança, mas adoraria ter tido esse contato com a arte dramática”, completa.

A estudante de Odontologia,Leticia Gomes de Moraes conta que na vida dela o Teatro foi uma das atividades mais importantes."Fez com que eu me conhecesse melhor, desenvolvesse o meu potencial criativo, utilizando tanto das linguagens verbais como o não verbais, as expressões faciais e corporais. Desenvolvendo toda a minha personalidade integral, contribuindo para o meu autoconhecimento, autoconfiança e autoestima”,observa.

Já a estudande de teatro Anny Cristina Regis observa que “ o teatro é uma forma de interagir com o meio e com as pessoas, é aprender enxergar diversas situações de formas diferentes, é um estimulo para a criança, que se desenvolve com valores e responsabilidade. Algumas mudanças observadas após a prática do teatro foram a melhora da expressividade, o estimulo a imaginação, à aprendizagem de valores (ética, cidadania...) e melhora na oratória”, finaliza.

Publicada e 21/09/2016 às 19h15.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/