Ageuniara

Treinamento de atletas de alto rendimento deve ser individualizado

Por: ADOLFO ALVES DE QUEIROZ NETO

02/09/2016

Um atleta de alta performace ou alto desempenho tem como objetivo alcançar o máximo rendimento no momento da competição. A metodologia dos treinos é planejada em função das características da competição para a qual se prepara.

O lutador de MMA João Samurai, campeão e detentor do cinturão do Contact Fight até 61 kg e do X-Fight K1 até 64 kg, é um atleta de alta performace e se esforça para estar no seu pico de desempenho para as competições mais importantes, como na conquista destes cinturões, por exemplo. João Samurai conta que o treino muda em função das características dos adversários que enfrentará ao participar de uma competição.

“Às vezes tenho que treinar mais a parte de luta olímpica, por exemplo, mais nunca deixo de fazer a minha preparação completa”, conta o lutador. O treino de João dura cerca de quatro horas por dia e é dividido em quatro partes: preparação física, numa academia; as partes de pé, de queda e de chão, num centro de treinamento especializado, ambas, parceiras do lutador.

O acompanhamento nutricional é um dos pontos importantes na vida do atleta. Segundo a nutricionista Gabriela Basílio, o acompanhamento nutricional de um atleta de alta performace vai depender da modalidade que disputa e do biotipo de cada um. A individualidade metabólica é levada em conta na prescrição de um plano alimentar.

A dieta normalmente é planejada para um período de tempo curto. O atleta  passa por avaliações semanais de modo que se contemple as suas necessidades. Claramente o atleta tem um gasto energético individualizado e diferenciado, exigindo um preparo pré e pós-competição. 

Além de trabalhar a parte física e nutricional, o atleta precisa manter o emocional em equilíbrio. O psicólogo Cassio Ropelato conta que a Psicologia do Esporte é uma ciência que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo com a finalidade de potencializar resultados, tanto físicos quanto psíquicos. “O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e também compreender a relação entre o desempenho e o estado emocional”, explica o psicólogo. 

Cassio comenta que na área esportiva procura-se desenvolver e controlar as principais habilidades psicológicas para um bom desempenho, tais como controle do estresse, frustração, medo, reconhecimento de potenciais e disciplina visando potencialização de resultados.

Atualmente a atuação do psicólogo na área do esporte permite reconhecer a grande influência do estado psíquico/emocional na atuação e nos resultados do atleta em competições ou simplesmente na qualidade de vida do individuo.

(Reportagem com participação de Camila Gonçalves Jardim. Publicada em 2/9/2016 - 20h53)

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/