202101230503

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Crise econômica: trabalho informal é alternativa para melhorar renda

Por: RAFAEL ZUOLO ALBERICI

17/08/2016

Pesquisas apontam que o desemprego este ano passará de 12%, e para os otimistas só deverá inverter sua tendência em 2018. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as demissões superaram as contratações em mais de 530 mil vagas formais. Em junho deste ano foram mais de 90 mil vagas fechadas. O comércio lidera o ranking com mais de 250 mil postos de trabalhos interrompidos. Os reflexos disto já são sentidos nas cidades do interior como Araraquara (SP) e região.

O desarranjo da economia culmina em falta de verbas para as políticas públicas, e as políticas de austeridade aumentam o desemprego e agravam o quadro social com maior desigualdade. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mostram que oficialmente foram registrados 120.224 crimes violentos contra o patrimônio, que exclui somente o latrocínio. Uma média de 328 ocorrências por dia, nos últimos 12 meses.

Vítima de quatro assaltos em um mês, a comerciante Claudia Potro, de Araraquara, acredita que a crise econômica é parte responsável nesse aumento da violência. “É praticamente um por semana. O alarme e as câmeras já nem inibem mais os bandidos. E eu não sou a única, todo comércio aqui já foi assaltado”, observa.

Alternativa

Uma alternativa para seguir em dia com as contas do mês e manter farta a mesa é partir para o trabalho informal, que expressou alta de 3,9% na mesma comparação, segundo a pesquisa do IBGE.

Esse cenário se traduz no caso da psicóloga Maria de Fátima Deves, que reside em Araraquara e passou a vender bolos e tortas para complementar a renda. “Em momentos assim, quando a crise aperta o bolso, é preciso usar da criatividade somados a suas competências e talentos para não se afogar no fim do mês”, afirma.

Publicada em 17/08/2016 às 20h07.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI