202101191501

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Mercosul: veículos brasileiros terão novas placas

Por: JOSIMAR APARECIDO CASTILHO

15/06/2016

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), definiu que a partir de primeiro de janeiro de 2017, terá  início a implementação de novas placas veiculares, em padrão único, para todo Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). 

“Ainda não recebemos nenhuma notificação, mas temos uma reunião em agosto para definirmos as mudanças que ocorrerão, primeiramente, em carros zero km, e condutores que farão tranferência de veiculos, já os demais veículos, terão até 2020 para trocar", explica a encarregada do setor de lacração, do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), do posto de Matão (SP), Cirlene Cristina Cardoso Custódio.

Conforme informações do site UOL ( www. uol.com.br), a nova placa tem fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país. O desenho é muito parecido com a placa que se vê na União Europeia. 

Segundo o site , as três letras e quatro números invertem de proporção: serão quatro letras e três números, em qualquer ordem, desde que o último caractere seja numérico. Ainda de acordo com informações do site UOL, segundo cálculos matemáticos, o modelo atual tem 175 milhões de combinações possíveis; no novo, serão mais de 450 milhões.

Em Matão, muitos motoristas se mostraram favoráveis a essa mudança, pois acreditam que se evitará a clonagem de placas, podendo diminuir falsificações, mas alguns também são contrários, pois ressaltam que terão de arcar com as despesas da mudança de placa.

Publicada em 15/06/2016 às 19h33.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI