Ageuniara

ONG busca resgatar animais em Araraquara

Por: ISABELA CRISTINA MARQUES LUIZ

11/05/2016

Araraquara(SP) conta com uma ONG conhecida como "SOS Melhor Amigo". Segundo informações da coordenadora da ONG, Betty Peixoto,o objetivo é levar recursos para os animais carentes da cidade, tanto para cachorros quanto para gatos de pequeno e grande porte.

Com os animais de grande porte, a ONG  trabalha com os direitos desses aninmais, para não serem explorados, fazem trabalhos de Associação como, por exemplo, tentar parar com as carroças na cidade, através de palestras e, também, sobre o menor consumo de carne.

Em seu início, a ONG procurou ajudar as cadelinhas prenhas que tinham seus filhotes nas ruas, logo depois, começou a trabalhar com as castrações e as doações desses animais. Durante mais ou menos dois anos trabalhou com feirinhas de doação que são realizadas no Parque Infantil. Havia uma parceria com a prefeitura de Araraquara, onde faziam os transportes dos animais e cerca de 14 voluntários trabalhavam aos sábados nas doações desses animais, faziam e registravam as doações.

Conforme Betty, a ONG não participa mais das feirinhas, que pertence à prefeitura. Atualmente, trabalha com doações de remédios, assistência veterinária, rações e também as castrações de chipagem e as vacinas para animais carentes, para aqueles animais que não têm cuidadores ou para aqueles donos de animais que não têm condição em pagar um atendimento em uma clínica veterinária. " Fazemos o encaminhamento para o ambulatório veterinário e entramos com o apoio da medicação e com o transporte no táxi dog, caso seja preciso", informa a coordenadora do "SOS Melhor Amigo" .

"A ONG não concorda com canil, pois cerca de 120 cachorros ficam presos juntos, levando à falência a pessoa e deixando os animais em péssimas condições. O SOS Melhor Amigo tem várias parcerias com a Líder Rações, onde fazemos a compra e ganhamos um desconto, todos ajudam com um desconto nas mercadorias. O SOS não tem nenhum apoio de nenhum órgão público, desde o início tudo o que é arrecadado é fruto de seus eventos realizados que são as vendas de massas e rifas. Além disso,  fazemos um bazar, a cada dois ou três meses, entre outros, e todo o lucro arrecadado é direcionado para os animais", explica Betty.

Segundo ela, a ONG não recolhe animais, mas se um animal estiver ferido na rua é recolhido e terá todos os cuidados necessários, um lar temporário e paga as hospedagens se precisar. Conforme Betty, mensalmente, cerca de 20 a 25 animais são castrados e contando as assistências e as castrações, são 100 novos animais por mês e cada vez é um animal diferente.

" Quando chega no final do ano, haverá, no mínino, 1.200 animais ajudados pela Associação e lembrando que não tem apoio nenhum", completa a coordenadora.

Ajuda

Para aqueles que quiserem colaborar com a ONG, existem convênios e apoios dos empresários. "Mas quem quiser contribuir deixando pago um saco de ração na loja Líder Rações e, até mesmo, pagar algum medicamento, poderá comparecer na loja Animalia que fica na rua 7 com a Bonifácio  É só comunicar que está ajudando o SOS Melhor Amigo".

De acordo com Betty, no que se refere às doações, podem ser feitas em dinheiro ou em espécies como, por exemplo, roupas para fazer os bazares.

Mais informações sobre a ONG podem ser obtidas pelo celular (16 )981888969, que também é o contato da ONG no WhatsApp. 

Publicada e 11/05/2016 às 21h07.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/