Ageuniara

ONG "Amigos da Mulekada" realiza arrecadações para construção de novo canil

Por: RODOLPHO HENRIQUE CARDOSO

20/04/2016

A ONG “Amigos da Mulekada”, que resgata, cuida e direciona animais abandonados a novos lares, está realizando uma campanha de arrecadação de fundos para a construção de um novo canil em Matão (SP). O objetivo é transferir os animais do atual Canil Municipal, para um novo local, por motivos de estrutura: “Não tem água, a luz é precária, há enchentes toda vez que chove muito. Um local que não é apropriado para um canil", afirma a presidente da ONG, Maria Solange Sola Lopes,51. O local para a construção do novo Canil Municipal já foi reservado pela prefeitura.  

A "Amigos da Mulekada" tem recolhido animais abandonados e proporcionado cuidados aos mesmos, que muitas vezes estão em estado crítico quando encontrados. Em 2014, devido a problemas com enchentes, 17 animais morreram no local onde situa-se o atual canil. Em 2015, com novas enchentes, mais um animal foi morto e houve danos em sacos de ração e cobertores utilizados para os cães e gatos que ali vivem. Voluntários trabalham em feiras de adoção, que acontecem aos sábados, das 10h às 13h, com local previamente divulgado através da página da ONG no Facebook (www.facebook.com/AmigosDaMulekada).

“É um trabalho árduo, um trabalho difícil, porque, na realidade, a gente vive correndo atrás de dinheiro porque temos muito gasto, muito custo”, afirma a presidente da ONG, quando questionada sobre o trabalho dos voluntários. A renda arrecadada é usada para pagar procedimentos clínicos em animais que sofreram alguma lesão. A arrecadação é por meio de trabalho dos voluntários, desde vendas de rifas a pedágios durante a realização das feiras de doação. Leonardo Gardini Prandi, 18, é voluntário na ONG e diz ver um trabalho ótimo, mas que ainda tem muito a melhorar. “Acredito que estamos no caminho certo”, completa.

Além de voluntários que ajudam nas feiras e em demais atividades da ONG, a "Amigos da Mulekada" também conta com lares temporários. São pessoas que se dispõem à abrigar animais abandonados para proporcionar cuidados até que estes sejam direcionados para novos lares. “São poucos, precisaríamos de mais. Tem alguns que ficam e quando o cachorro está bem, eles devolvem para a gente doar, alguns pegam amor e acabam ficando”, diz Maria Solange.

O valor médio estimado para a construção do novo canil é de R$200.000,00. Com R$6.580,00 arrecadados, a ONG conta com doações. Também há a necessidade de doações de mantimentos (pastas para felinos, rações) e cobertores. Interessados podem obter mais informações através do site www.amigosdamulekada.org.br e pelos telefones: (16) 3383-4055 e (16) 3383-4060 – Departamento de Meio Ambiente. 

Publicada em 20/04/2016 às 20h41.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/