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COMUNICADO

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Profissionais destacam benefícios da prática de atividade física

Por: LUÍS RENATO DE CAMPOS DAMIM

06/04/2016

Praticar exercícios físicos é essencial para quem está em busca de uma vida saudável. Os exercícios físicos praticados desde à infância proporcionam ao individuo benefícios incríveis no corpo e na mente.

Segundo o professor de Educação Física, Igor Cotrim Diniz, de Araraquara (SP),a prática da Atividade Física aumenta a autoestima; ajuda na capacidade mental melhorando o nível de HDL (o “bom colesterol”, ou melhor, lipoproteína de alta densidade) no sangue, evitando os riscos de doenças cardíacas; evita doenças crônicas; ajuda fortalecer o coração e os músculos retardando o processo de envelhecimento.

" O sono se torna melhor fazendo com que a pessoa durma profundamente e acorde zerada. E para mim o mais importante de tudo é que a atividade física ajuda a combater o stress e ansiedade liberando os hormônios acumulados durante os momentos estressantes, funcionando como uma espécie do que chamamos de tranquilizante natural”, explica.

Diniz ressalta que para as pessoas realizarem uma boa atividade física, devem passar por uma avaliação médica para a prevenção de quaisquer riscos que basicamente de apresenta em quatro áreas: capacidade funcional cárdio-respiratória; flexibilidade articular; composição corporal, ou seja, percentual de gordura, peso corporal desejável, peso corporal magro e força muscular. “O preparo do corpo antes da atividade também se torna muito importante e devem ser de cinco a 20 minutos para aumentar a temperatura corporal e melhorar a flexibilidade, na qual evita lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício”, observa.

A personal trainer Kamilla Barbosa Filho, que também atua em  Araraquara, para ter um bom preparo do corpo e uma boa prática da atividade não se pode esquecer a escolha da roupa que se torna muito importante. “Utilize roupas leves e claras, que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor; use tênis apropriado com a atividade física escolhida e não utilize aquelas roupas que dificultam a troca de temperatura entre meio ambiente e o corpo”,orienta.

Saiba mais sobre a importância atividade física 

De acordo com o site http://www.wilton-esporte.com.br/blog/index.php/a-importancia-do-esporte-na-saude-e-no-bem-estar-das-pessoas, o corpo se beneficia diariamente, pois a atividade física fortalece o tônus muscular, ajuda na flexibilidade e no fortalecimento dos ossos e articulações. Além disso, favorece a perca de peso, reduz a gordura corporal e ajuda a regular a pressão arterial. Diminui o colesterol ruim, aumenta o bom e ajuda com a diabetes.

Conforme a matéria jornalística do site, só isso já seria bons motivos para se adotar uma atividade física hoje mesmo e, ainda mais, divulgar essa ideia entre amigos e parentes e proporcionar às crianças, condições de praticarem esportes. Ao praticar uma atividade física o fluxo sanguíneo cerebral melhora e isso, além de favorecer a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, ajuda significativamente na autoestima.

Ainda, de acordo com o site, as crianças e adolescentes devem sempre praticar esportes, mas sempre com a orientação de um profissional capacitado. Em tempos em que a obesidade infantil cresce sem freio, é importante que a atividade diária faça parte da vida deles.

Fonte: http://www.wilton-esporte.com.br/blog/index.php/a-importancia-do-esporte-na-saude-e-no-bem-estar-das-pessoas

Caminhada ou Corrida?

Segundo informações do site http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/entenda-os-beneficios-e-diferencas-entre-corrida-e-caminhada.html, para quem é sedentário e está começando a fazer atividade física, a melhor opção é a caminhada leve, que tem uma intensidade menor do que a corrida.

De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, em entrevista ao referido site, a caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão. Já a corrida é indicada para pessoas que têm aptidão e um maior condicionamento físico, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca, também entrevistado pelo G1. Conforme, a matéria a jornalística do site, quem sente dor, por exemplo, deve optar pela caminhada já que a corrida oferece maior instabilidade dos movimentos e pode agravar a lesão.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/entenda-os-beneficios-e-diferencas-entre-corrida-e-caminhada.html

Publicada em 06/04/2016 às 19h13.



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