Ageuniara

Uso excessivo de celular pode causar doenças

Por: GESIELE ABREU DE LIMA

29/03/2016

Em plena era digital  quase toda a população usa o celular e, dificilmente, as pessoas conseguem almoçar  sem acessar as redes sociais ou mandar um sms. Em lugares de lazer, por exemplo, isso não é diferente. Na praia, no cinema e em diversos lugares, tornou-se um hábito manter o celular nas mãos, até mesmo andando nas ruas.

“Eu queria ser menos dependente, mas o celular se torna muito presente na minha vida e, hoje em dia, ficou muito difícil ficar fora disso. Já acordo de madrugada e olho no meu celular, para ver se tem mensagens, e fico no meu facebook a tarde inteira, independente do lugar onde eu esteja, por conta disso já senti cansaço nas mãos", diz a estudante Eduarda Lima, de Araraquara (SP), ao falar da importância do seu celular, 

Aline Alessandra, que é ajudante de produção em uma indúsrtria da cidade, afirma que o difícil é ficar sem o WhatsApp. “Tudo começou quando fazia faculdade e resolvia tudo por ele. Criamos grupos de estudo e tirávamos as dúvidas ali mesmo. Hoje acabei meus estudos, mas o vício continua, pois quando estou no meu trabalho mando mensagens para a minha mãe para saber como estão as coisas em casa. Sem dúvida, o WhatsApp é o meio de comunicação que mais uso, não me imagino sem ele", completa

Segundo o fisioterapeuta Guilherme Oliveira, o número de pessoas que fazem fisioterapia aumentou. Para ele, esse hábito de uso excessivo do celular, por exemplo,  se transformou em um problema de saúde. "Cada vez são mais frequentes as reclamações de dores nas mãos e no pescoço. Os mais comuns, são os casos de text neck, ou sejapescoço de texto, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causado pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular, em alguns casos esse problema pode se agravar", explica.

Conforme Oliveira, o excesso de digitação pode causar a mialgia, uma dor nos músculos das mãos, depois podendo evoluir para a artrite e inflamação da articulação do polegar, Por último, pode acontecer à tendinite, que é a inflamação dos tendões do polegar entre diversos outros problemas. " Como prevenção, a dica é segurar o celular com apenas uma das mãos e digitar com o indicador, evitando o uso só do polegar. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com repouso, analgésico e bolsa de gelo, mas o paciente deve também ter bom senso e deixar o celular um pouco de lado", finaliza .

Publicada e 30/03/2016 às 19h18.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/