202101232257

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

UFSCar oferece avaliação para mulheres gestantes

Por: JAKELLYNE SANTOS PRADO

16/03/2016

O laboratório de saúde da mulher, localizado no Departamento de Fisioterapia  da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza uma avaliação da musculatura do assoalho pélvico para mulheres gestantes que é indolor e gratuita. O projeto é coordenado pela docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio), Patrícia Driusso, e conta a participação das fisioterapeutas Priscila Godoy e Mikaela da Silva Corrêa.

De acordo com  Mikaela, a iniciativa surgiu como um projeto de doutorado, com base em pesquisas feitas por ela e por Priscila. "E como acontecem no laboratório de saúde da mulher, as linhas de pesquisa abordam temas como: assoalho pélvico, incontinência urinária e gestantes", diz.

No procedimento é feito primeiro a verificação da semana da gestacional em que a mulher está, após isso, ela é encaminhada para o protocolo que mais lhe adequar. O projeto consiste em duas frentes ou seja, dois objetivos; que é avaliar a parte cardiovascular e a parte do assoalho pélvico das gestantes.

Sobre os benefícios, Mikaela conta que é possível saber sobre o estado que se encontra a musculatura dessa gestante e que, a partir disso, se acaso ela quiser realizar o parto normal, qual a melhor técnica para ela se preparar. "E caso ela não queira o parto normal, também ajudamos ela a se prevenir de disfunções que podem aparecer tanto na gestação quanto após o parto",explica.

E para quem quiser participar de forma voluntária do projeto, precisa apenas seguir os seguintes critérios: ser gestante, maior de 18 anos, que tenha gestação de baixo risco e de feto único. As avaliações acontecem no laboratório de saúde da mulher, localizado no Departamento de Fisioterapia na área Norte do Campus da UFSCar.

Publicada em 16/03/2016 às 19h47.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI