202101240727

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Falta de Patrocínio desmotiva ciclistas de Araraquara

Por: VALESCA CRISTINA MENDONCA

05/09/2003

"Sem uma boa premiação , sem troféis e bons prêmios os grandes atletas não vem para corridas de Moutain Bike em Araraquara ,o que é uma pena , pois a região é um ótimo ponto para a prática deste esporte.".A afirmação é do ex-ciclista Éder Jardim Darone , 42 anos que participou de vários eventos de ciclismo e ficou em 4º lugar na Copa São Paulo em 1997.

Para ele não existe nenhum retorno para os atletas "Na corrida de 22 de agosto deste ano, não tivemos grandes participantes ,por falta de incentivo ,patrocinio e divulgação do evento.Com isso o esporte na cidade não garante o respeito que merece.Poucas cidades participaram da prova dentre elas, Indaiatuba, Valinhos, Ribeirão Preto e Americana"

O desabafo do ex-ciclista não para por aí. Para ele Araraquara(SP) não tem o devido respaldo aos seus atletas que não têm lugar para treinos, nem competições quando estas se realizam na cidade."Isso para mim é um absurdo."

Segundo ele, a falta de patrocinio também prejudica a formação do atleta que precisa de equipamentos para treinar e verba de ajuda de custo para viagens , uniforme ,uma boa bicicleta com manutenção , um acompanhamento técnico e transporte.

Ele afirma que a ajuda é necessária pois o sonho da maioria dos garotos de Araraquara é participar de várias corridas. "Uma delas é a corrida sul-minas ao qual a cidade teve representantes que trouxeram os seguintes títulos:1º na Elite, 2º no master, 1º no Júnior e 2º no expert."

Araraquara tem seis atletas distribuídos por várias categorias do Mountain Bike. "Esta equipe é muito forte e teria condições de trazer vários títulos para a cidade se houvesse mais incentivo."

Um circuito muito bom , para eventos deste tipo, é o parque do Pinheirinho onde já foi feita uma corrida de Moutain bike no ano passado .

"É um circuito emocionante" ,afirma Fábio Geraldo Reina ,vencedor da prova em 1999 e 2002 e 3º lugar na Copa Fundesport.

Para correr o Paulista de resistência o atleta dispôs de recursos próprios e não houve quem o patrocinasse."A estrutura é fraca, treinar estudar e trabalhar debilita o profissional.Por isso o atleta tem que ter respaldo",afirma

No último dia 31 de agosto houve mais uma edição da Copa Araraquara de Moutain bike, novamente sem muita divulgação e com participantes da cidade, nenhum da região.

O que chamou a atenção foi o número expressivo de crianças participando o que faz Eder acreditar que Araraquara um dia terá no futuro ótimos atletas e corridas do grande circuito do Moutain Bike.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI