[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O tiratricol componente das fórmulas e medicamentos que prometem rápido emagrecimento pode ser prejudicial à saúde. A informação é da médica endocrinologista, Dra. Maria Cristina de Paula Lorezon.
Segundo ela, em vários países é deliberadamente proibido o uso desse princípio ativo. Mas, no Brasil, os medicamentos que contém tal substância são comercializados livremente, independente de receita médica.
"O que em geral a sociedade desconhece, é o alto teor destrutivo que esse componente pode causar ao organismo. Além de intervir diretamente na hipertensão e no sistema nervoso, pode desregular o funcionamento da tireóide, degenerar células, causar o envelhecimento precoce, ou levar o consumidor ao infarto", alerta.
Agentes responsáveis pela defesa do consumidor, relatam que a medida de proibição ao livre consumo dos medicamentos que contém o tiratricol , deve partir do próprio governo, que até então não se manifestou contrário.
Segundo a endocrinologista esse componente ainda apresenta dúvidas com relação a sua credibilidade, pois existem profissionais que acreditam na sua eficácia sem qualquer seqüelas ou danos ao organismo.
"Na incerteza, prefiro não indicar a meus pacientes o consumo de medicamentos que apresentem o tiratricol", diz.
Já a farmacêutica Elizabete de Moura, relata que comercializa sem nenhuma restrição esse componente e desconhece qualquer contra indicação com relação ao mesmo."Desconheço qualquer caso de pessoas que fizeram uso desse componente e vieram a ser prejudicadas", diz.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI