Ageuniara

Remédio para emagrecer pode ser prejudical à saúde

Por: EMERSON DE OLIVIERA CAMARGO

27/08/2003

O tiratricol componente das fórmulas e medicamentos que prometem rápido emagrecimento pode ser prejudicial à saúde. A informação é da médica endocrinologista, Dra. Maria Cristina de Paula Lorezon.

Segundo ela, em vários países é deliberadamente proibido o uso desse princípio ativo. Mas, no Brasil, os medicamentos que contém tal substância são comercializados livremente, independente de receita médica.

"O que em geral a sociedade desconhece, é o alto teor destrutivo que esse componente pode causar ao organismo. Além de intervir diretamente na hipertensão e no sistema nervoso, pode desregular o funcionamento da tireóide, degenerar células, causar o envelhecimento precoce, ou levar o consumidor ao infarto", alerta.

Agentes responsáveis pela defesa do consumidor, relatam que a medida de proibição ao livre consumo dos medicamentos que contém o tiratricol , deve partir do próprio governo, que até então não se manifestou contrário.

Segundo a endocrinologista esse componente ainda apresenta dúvidas com relação a sua credibilidade, pois existem profissionais que acreditam na sua eficácia sem qualquer seqüelas ou danos ao organismo.

"Na incerteza, prefiro não indicar a meus pacientes o consumo de medicamentos que apresentem o tiratricol", diz.

Já a farmacêutica Elizabete de Moura, relata que comercializa sem nenhuma restrição esse componente e desconhece qualquer contra indicação com relação ao mesmo."Desconheço qualquer caso de pessoas que fizeram uso desse componente e vieram a ser prejudicadas", diz.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/