202101190612

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos dá início ao Programa Brasil Alfabetizado

Por: DECIO ALVES RIBEIRO JUNIOR

03/09/2003

A Prefeitura de São Carlos (SP) deu início, em 18 de agosto, às aulas de alfabetização do programa Brasil Alfabetizado.

O município, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem cerca de 8 mil analfabetos. A meta do governo municipal é diminuir esse número em pelo menos 50% até o final do ano que vem.

Das 63 salas de aula previstas, 50 estão em funcionamento em escolas, centros comunitários, igrejas, associações de bairros e até mesmo em casas de alguns professores.

A orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Joice Aparecida Trisltz Zainun disse o atraso para o início das aulas nas treze salas restantes é devido a entrega das carteiras que estão sendo reformadas.

No entanto, ela justifica que o atraso não vai prejudicar o andamento das aulas.

Os professores que trabalham no programa são estudantes dos cursos de licenciatura das universidades públicas e privadas da cidade e até mesmo docentes da rede municipal ou estadual de ensino. Professores desempregados também estão participando. Eles vão receber R$ 15,00 por aluno alfabetizado.

Uma parceria com a UFSCar permitiu que os professores passassem 15 dias estudando História do Ensino da Linguagem, os processos de aquisição da leitura e da escrita e a realidade do estudante na comunidade. "Um preparo importante para fugir do método tradicional de alfabetização usada nas escolas infantis e de ensino básico", explicou Joice.

O prefeito Newton Lima (PT), acredita no método de trabalho e reconhece que não é um será fácil cumprir a meta até o final do próximo ano. "Uma coisa é oferecermos o curso de alfabetização, outra, é a pessoa querer ser alfabetizada", disse.

Os alunos alfabetizados até o final do ano serão encaminhados para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. Ao todo 1.300 alunos estão matriculados.

Uma reunião realizada em 20 de agosto, em Brasília com o Secretário Extraordinário de Erradicação do Analfabetismo, João Luiz Homem de Carvalho e representantes das Secretarias de Educação dos municípios, que adotaram o Programa, vai decidir o encaminhamento do trabalho com os estudantes que não forem alfabetizados.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI