202101262345

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Academias investem em novas técnicas de exercícios físicos

Por: ARIANE CABRERA PADOVANI

27/08/2003

Conhecidas como Body Pump, Body Jam, Body Combat, Body Balance, Body Step, Body Attack, RPM e a mais nova Jump Fit, essas aulas que surgiram na Nova Zalândia e passaram a serem usadas no mundo inteiro. São uma combinação de diferentes exercícios com as melhores músicas do momento.

Segundo o professor de Body Pump e RPM, Cassiano de Souza "a diferença é que essas aulas são testadas e pré coreografadas estão deixando as aulas mais seguras e eficientes."

Prometendo uma queima muito maior de calorias, desenvolvimento da força, mais resistência muscular, combate da perda de densidade óssea, combate do estresse, entre outras vantagens, a procura por academias têm crescido bastante. "A academia que não oferece essas aulas hoje está atrasada", ressalta Cassiano.

Mas tantos benefícios tem também as suas restrições e os seus cuidados. A começar pelos professores que têm que se preparar antes de poderem dar essas aulas. “É um processo rígido e depois de passarmos por módulos I e II, ainda temos que passar pela avaliação de um vídeo gravado da sua própria aula, sendo avaliado postura, técnica, ritmo, motivação, etc. A cada três meses são feitos os workshops que são cursos de reciclagem”, conta o professor.

Uma avaliação física também é indispensavél, com professores de educação física, cardiologistas e fisioterapeutas, pois não são todas as pessoas que podem fazer essas aulas, principalmente pessoas que tem problemas na coluna ou no joelho, como explica o fisioterapeuta Gustavo Nogueira. "Uma pessoa que tem artrose, osteoporose ou artrite, por exemplo, atividades de impacto são contra indicados, pois com esses exercícios o impacto tem ação direta no joelho.O ideal seria fazer musculação para fortalecer os ossos, para depois fazer essas aulas.”

Pessoas com problemas na coluna também têm que passar por uma reeducação postural para depois poder praticar esses exercícios.

"Pessoas com esses tipos de problemas tem que ter um acompanhamento, uma atenção especial do professor e esses exercícios são ótimos, mas se a pessoa fizer errado é prejudicial.", diz o fisioterapeuta.

Para detectar estes problemas o fisioterapeuta faz uma avaliação postural e uma série de testes ortopédicos. “Uma pessoa obesa tem mais chances de ter esses problemas.", ressalta Nogueira.

Uma dica do fisioterapeuta é usar um tênis com amortecedor para praticar essas aulas. “Eu costumo falar que investimento em tênis, é investimento em saúde”, complementa.

Uma opinião contraditória é a de Silvia Lombardi, praticante de academia que testou fazer uma dessas aulas. "Achei muito monótona, prefiro a musculação que proporciona um efeito muito mais rápido, e alguns dos exercícios dessas aulas acho que fazem mal para a coluna."



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI