[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A Escola Estadual Francisco Pedro Monteiro da Silva, de Araraquara(SP), realizou nos dias 20 e 21 de agosto a Feira do Conhecimento.
Trata-se de um projeto pioneiro no ensino fundamental que envolve exposições de trabalhos de alunos, sobre temas específicos, que foram desenvolvidos no primeiro semestre de 2003.
As temáticas foram escolhidas por alunos e professores e cada uma delas foi desenvolvida por duas classes que unidas, realizaram a pesquisa.
A temática "descobrindo a região - a seringueira", foi escolhida através de uma reportagem de jornal, onde foi descoberto que na região de Gavião Peixoto(SP) foi plantada a primeira seringueira do Estado de São Paulo. Com este dado, os alunos visitaram a fazenda da "seringueira vovó", como é chamada, e a partir desse trabalho de campo inédito, na escola, começaram todo trabalho de pesquisa.
Na temática "preservação da natureza - coleta seletiva", o processo se iniciou dentro da própria escola com a horta existente. As crianças perceberam a importância de preservar o meio ambiente, e que muita coisa na escola era jogada fora e não aproveitada, então com a coletiva seletiva isso foi resolvido.
Outras crianças pesquisaram sobre a utilidade de vários ingredientes como camomila, por exemplo, na temática "temperos e especiarias."
Com grande discussão atual sobre a necessidade de inclusão das crianças especiais, a classe de alunos especiais da escola resolveu abordar o tema que está presente em seu próprio dia-a-dia, na temática "conhecendo as necessidades especiais."
A temática "xadrez – o jogo", foi desenvolvida com base na vontade das crianças de aprender a jogar. Com muita pesquisa sobre o tabuleiro, nome das peças e a forma de cada peça se movimentar, os alunos foram a fundo para ver a utilidade do xadrez.
A partir de outra reportagem surgiu a temática "soja – o grão sagrado", onde os alunos descobriram que o Brasil é o maior produtor mundial. Partindo para pesquisa, os alunos estudaram o valor protéico, a utilidade, o óleo de soja, entre outros. As crianças se aprofundaram e chegaram a descobrir que para os chineses a soja é considerada grão sagrado.
A quarta série sentiu necessidade de pesquisar a temática "doenças infantis", para entender melhor as doenças que estão presentes em seu cotidiano. Foram pesquisadas doenças como catapora, sarampo, diabetes, doenças respiratórias, e alguns problemas como a obesidade infantil.
Essa temática contou com a parceria do curso de enfermagem da Uniara(Centro Universitário de Araquara).
A temática sobre "água – preservação dos mananciais", pesquisada também pela quarta série, abordou um ponto que muitas vezes é esquecido nas pesquisas: a preservação dos mananciais.Os alunos contaram com a parceria da Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente.
A escola realiza a feira do conhecimento desde 1996 quando atendia alunos de primeira a quarta série.
Segundo a diretora Zenira Alves Gomes o objetivo da feira é divulgar para a comunidade a produção de atividades, os projetos desenvolvidos e demonstrar o trabalho de docentes e alunos.
“A proposta educativa nas diferentes séries justifica a função social da escola e cumpri o papel de socialização do conhecimento, além de incentivar a pesquisa, a produção e a investigação”, comenta.
“O trabalho anterior é fantástico e a feira é um momento de festa em que as crianças expõem para a comunidade tudo que aprenderam. Nós falamos que um projeto só tem sentindo se tem um começo, meio e fim. Começou com pesquisa desde o começo do ano sobre as temáticas, descobrindo pessoas ligadas a elas; e as crianças perceberam que o conhecimento é dinâmico” comenta a coordenadora pedagógica Claúdia Carnicelli Spadaccini.
Segundo ela, as crianças produzem conhecimento que não fica fechado, mas que é socializado. " Saímos da teoria, onde as crianças vão expor na feira, decorar stands, distribuir panfletos, explicar o que aprenderam e a escola estará realizando seu papel de passar conhecimento e mostrá-lo atrelado com a realidade.”
A aluna Mariana Reis de Abreu, de 8 anos que cursa a segunda série, participou da temática da seringueira. Ela afirma que foi um grande aprendizado, onde obteve conhecimentos sobre a história e a modernização de todo o processo.
“Aprendi sobre a forma de cortar a árvore para obter o látex. Que com ele fazemos a borracha, a bola, o pneu e muitas outras coisas. Fizemos um livro sobre nossa pesquisa e achei legal. Com o dono da fazenda que visitamos aprendi que não se pode pegar semente do alto da árvore e plantar, pois ela tem que cair sozinha e o vento a cobrir de terra, depois a chuva molha e ela cresce.”
Para a aluna Letícia Fernanda Freitas de Jesus, de 8 anos, que também cursa a segunda série, a viagem foi muito importante.
“O dono da fazenda nos contou que foi difícil plantar a seringueira porque a semente vinha do Amazonas, que era o único lugar que tinha essa árvore no Brasil, e aqui o clima é mais seco, então a semente não nascia.Mas ele a colocou num barril com água e carvão, depois plantou e ela nasceu. Nossa professora tirou fotos e filmou tudo, foi muito legal. E na feirinha dei explicações sobre o livro” diz Letícia.
A feira contou com parcerias do PROERD – Polícia Militar, do Centro de Ciências da UNESP – Araraquara, da Secretaria Municipal de Cultura – FUNDART e Teatro – trabalho voluntário, com stands e palestras.
Participaram convidados, pais, alunos, a comunidade em geral, outras escolas de primeira à quarta séries e de quinta à oitava séries, Centros de Educação e Recreação(CER) e Centros de Educação Complementar(CEC).
A feira envolveu um trabalho de equipe. Professores, pais, direção, coordenação, alunos, todos ajudaram na realização que agora está presente no calendário oficial da cidade.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI