Ageuniara

Dores Crônicas representam 80% das consultas

Por: XIMENE HEBLING

30/06/2003

As dores crônicas são responsáveis por 80% das consultas ao sistema de saúde do pais e atingem em media 40% dos brasileiros adultos.A informação é da Psicóloga Ana Paula de Almeida.

Dores crônicas é uma doença que em geral ataca a maioria das mulheres e dura meses, anos ou muitas vezes é a queixa física de um sofrimento emocional fruto e uma vida traumatizada pela violência.

Segundo ela o trauma pode se torna uma dor física constante e,em geral, sem substrato orgânico que justifique um difícil diagnóstico, tratamento ou cura .

O conhecimento da relação entre dor e violência pode abrir novos tratamentos desses problemas, acelerando o processo de cura, beneficiando inclusive os serviços de saúde, que terão desgaste no esforço clinico de combate a dor

"Chega ao brasil uma nova solução para tratamentos, como o Biofeedback, que é uma técnica que vem sendo utilizada na medicina e psicoterapia para curar e solucionar",informa.

O tratamento parte do principio que a maioria das doenças é proveniente dos emocionais

A Associação Médica Brasileira decidiu iniciar um trabalho para orientar os médicos sobre a necessidade de uma assistência maior ao combate a dor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/