202101190804

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Diretório Acadêmico da Uniara participa de Congresso em Brasília

Por: SAMIRA MANFRINATO

17/07/2003

Estudantes do Centro Universitário de Araraquara(Uniara)participaram, em 19 de junho,48ª edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes(Conune) em Brasília (DF).

O encontro foi realizado com objetivo de discutir e aprovar as emendas que possam vir a melhorar o ensino e cobrar das autoridades os direitos dos estudantes.

O Conune é realizado com a presença de estudantes, de grupos de estudantes que integram os Diretórios Acadêmicos (DA) de suas universidades, de políticos e autoridades competentes da área educacional.

Fundado em 16 de agosto de 1970, o D.A. de Direito da Uniara, que leva o nome de um dos fundadores do Colégio São Bento, hoje Centro Universitário de Araraquara , o professor Walter Medeiros Moura; tem como objetivo interno a integração dos alunos no próprio curso e com os demais cursos, através de palestras, participação de congressos e reuniões para discussões dos mais variados temas.

Outro objetivo é possibilitar que o aluno esteja ingressando como associado da UNE (União Nacional dos Estudantes), tendo todas as vantagens que a parceria entre os Diretórios Acadêmicos, Centros Acadêmicos e a UNE pode oferecer, como: pagar meia entrada para ir à cinemas, teatros, exposições e outros.

O estudante do 3º ano de Direito e 2º Tesoureiro do D.A., Rodrigo César Martins, diz que "a organização dos estudantes em seus Diretórios é muito importante por dar início à formação política e social do jovem. Estes temas são freqüentemente abordados, junto a discussões sobre os direitos dos estudantes do Brasil e de outros países, e as lutas para a construção de uma sociedade mais justa e sem desigualdades”.

Segundo o presidente do D.A. de Direito, Matheus Henrique Pereira de Lima o Congresso trouxe para os estudantes a possibilidade de reativar projetos que estavam estagnados por falta de pessoas competentes trabalhando para o interesse dos estudantes. "Nossos colegas, de outras Instituições, foram eleitos no Congresso, para cargos de grande importância na UNE e isso vai possibilitar que o trabalho saia do papel para a prática, trazendo vantagens e melhorias para os estudantes de todo Brasil”.

A estudante do 2º ano de Jornalismo da Uniara, Simone Garbulho diz que “é vergonhoso para nós, estudantes da área de humanas, não ter nosso próprio Diretório. Na época da ditadura, muitos dos estudantes que se engajavam em lutas, eram jovens que faziam cursos para jornalismo, relações públicas e outros. Hoje os jovens estão acomodados e esperam que o país, sozinho, encontre a saída para os problemas que também são nossos”,desabafa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI