[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
No Brasil, não há dados precisos sobre o número de seguidores do veganismo. Segundo informações do site www.g1.globo.com, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos, muitos deles, veganos. O universitário Rodolpho Henrique Cardoso, de Matão (SP), por exemplo, diz que desde o início do ano, tornou-se vegano, mas que a três anos, evita o consumo de carne.
O sentimento de pena dos animais, da forma como são abatidos, e os maus tratos que o mesmos recebem, estão, segundo ele, entre os motivos que o levaram a isso . " O período de abstinência foi o mais complicado.A carne foi mais fácil desapegar, mas o leite e derivados foi mais complicado. outro fator que não ajuda é família, pois é de crença popular que se o vegano está doente é por falta de carne", explica.
Conforme o nutricionista Peterson Waitman, de Matão, o veganismo tem o lado positivo e negativo para o ser humano. " O positivo evita consumir hormônios que proveniente da carne, evita gorduras saturadas que é ruim para o organismo, o lado negativo é que a pessoa, tornando-se vegana, deixa de consumir proteína proveniente da carne, que é importante para formação de músculos e cicatrização, por exemplo. Mas, o ideal para uma pessoa vegana é ter um acompanhamento nutricional para que não haja problemas de saúde", observa.
Vegano
Segundo informações do portal G1 ( www.g1.globo.com ) criado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson, o movimento vegan, ou vegano, vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Essa derivação do vegetarianismo, segundo o site, abole o consumo de qualquer subproduto animal (incluindo carne, leite, ovos e mel), defende o direito dos animais e busca uma vida mais sustentável. Ainda, de acordo com o site, também vem se tornando um nicho de mercado interessante — que vai além do tradicional universo vegetariano. Roupas, produtos de beleza, joias, artigos de limpeza. Há hoje, no mundo, produtos veganos em muitos setores. ( fonte: www.g1.globo.com).
Publicada em 09/03/2016 às 21h05.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI