[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Nos últimos meses, aumentaram as reclamações junto ao Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e Mutuários (CODECOM)de Araraquara(SP), a respeito do reajustes de Planos de Saúde e seus aumentos considerados abusivos nas mensalidades.
Conforme a lei nº 9656/98, os reajustes anuais dos Planos de Saúde devem ser aprovados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e é necessário que os Planos apresentem planilhas esclarecendo a necessidade do referido aumento.
Segundo o Gerente do CODECOM de Araraquara, Washington Coutinho, o aumento chegou à 32,5% em relação ao ano passado.
Mas a Cooperativa de Trabalho Médico / Unimed Araraquara, alega o não cometimento de irregularidades, aduzindo primeiramente, que o reajuste aplicado obedece aos parâmetros estabelecidos pelo contrato firmado com os usuários.
Segundo a Unimed com o advento da anualidade contratada, a mensalidade dos usuários, em cada caso, teria sido reajustada pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) de Maio de 2003, conforme previsão expressa nos contratos. A informação é do Departamento Comercial da Unimed.
Os contratos regulamentados que seguem o IGPM, estão sendo aplicados em 20% de aumento pelo fato de reclamações. Nesses casos, o CODECOM orienta a sempre estar negociando os aumentos com os planos de saúde.
"Caso não haja possibilidade de negociação é recomedável comparecer ao CODECOM que fica na Av: São Paulo 905, das 9h às 17h, ou pelo telefone (016) 2334030", orienta Coutinho.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI