202101180523

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Parque Ecológico de São Carlos ganha aviário interativo

Por: LEANDRO JOSE SIMOES

17/06/2003

São Carlos terá um dos maiores e mais moderno aviários interativos da América Latina. Resultado de uma parceria entre a fábrica de motores Volkswagen de São Carlos e o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” (PESC), o recinto irá abrigar aves nativas da região.

O aviário possui uma área de 450 metros quadrados e 8 metros de altura e é ambientada com vegetação exuberante, que reproduz a flora de matas galeria que crescem nas proximidades de rios.

Comparável a seu porte há somente três outros recintos, para aves, em toda a América Latina, instalados nos zoológicos de Itatiba(SP), Foz do Iguaçu(PR) e Santa cruz de La Sierra (Bolívia).

O público poderá conhecer de perto 50 espécies de aves nativas da região, entre elas cerca de 20 ameaçadas de extinção como o Curió, o Bicudo e o Caboclinho. De cada espécie, haverá um casal, somando, portanto, 100 exemplares.

A maioria das aves será fornecida pelo Centro de Triagem de animais Silvestres (Cetas), instalados no próprio Parque Ecológico. São aves apreendidas por órgãos fiscalizadores que, em muitos casos, não tem condições de sobreviver por conta própria e não podem mais se devolvidas à natureza. Algumas espécies também serão fornecidas por outros zoológicos brasileiros.

Além da exposição, o aviário permitirá a reprodução das aves. Com material disponível no recinto, somado a outros introduzidos artificialmente, as aves poderão fazer seus ninhos nas árvores.

“Faremos algumas intervenções nesse sentido, fornecendo material como palha e folhas secas, pois, apesar de seu porte, o que há no recinto não supre a necessidade total dos casais de aves que ocuparão o local” conta o biólogo Fernando Magnani do Parque Ecológico.

Os pássaros que habitarão o viveiro serão: Bicudo, Bigodinho, Tico-Tico Rei, Sabiá Coleiro, Pássaro Preto, Sabiá Poca, Canário da Terra, Coleirinha, Saíra Cara Suja, Sanhaço Cinzento, Tangara Dançarino, Tico-Tico do Café, Tangara Soldadinho, Curió, Sabia Laranjeira, Saíra Amarela, Azulão, Saí Andorinha, Pintassilgo, Sanhaço Frade, Gaturamo Verdadeiro, Tié Preto, Tiziu, Coleiro do Brejo, Trinca Ferro, Caboclinho, Irerê, Marrequinha Quiriri, Frango d’agua azul e inambu.

No meio da vegetação, podem ser encontradas árvores frutíferas, como Pitangueiras, Amoreiras, Goiabeiras, Caramboleiras, Ingazeiros, Jamboleiros entre outros.

Magnani diz que esta é uma forma de “enriquecimento ambiental” e explica o conceito: “Apesar de as frutas fornecidas por estas árvores não suprirem a necessidade alimentar das aves elas representam uma ocupação para os animais, que acabam reproduzindo o comportamento diário que teria em seu habitat. Temos, assim, uma enorme ganho na saúde dessas aves e o impacto de cativeiro e bem reduzido”.

Com o investimento São Carlos ganha mais um recinto para a preservação de animais silvestres da região e o Parque poderá contar com uma infra-estrutura ainda melhor para incrementar seus trabalhos de preservação, educação ambiental e lazer.

O Parque recebe semanalmente um público de 3 mil pessoas, vindas de toda a região central do estado de São Paulo. Além de visitas monitoradas, workshops, palestras e outras atividades são desenvolvidas para envolver a comunidade e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.

A Volkswagen, que patrocinou a construção do aviário, mantêm uma parceria com o parque ecológico desde a instalação da fabrica de Motores em São Carlos.

“Acreditamos no sério trabalho desenvolvido por esta instituição e temos a convicção de que a soma de esforços pode levar a resultados muito mais significativos e de maior alcance, impactando de forma positiva a comunidade envolvida. Temos muito orgulho de ter participado da viabilização deste projeto, que certamente trará importantes resultados”, comenta o gerente da fábrica de motores Volkswagen de São Carlos, Marcos Ruza.

“Mais que expor os pássaros, o projeto atende a objetivos ambientais, já que permite a reprodução de animais em extinção em cativeiro e também a educação ambiental. A interatividade é um grande diferencial neste tipo de projeto”, reforça o responsável pelo sistema de gestão ambiental na fábrica, Marcio Lima.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI