202101240533

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Fazenda resgata passado investindo em turismo

Por: FABIO LUIZ TACONELLI

05/06/2003

Distante cerca de 20 quilômetros de São Carlos (SP), a Fazenda São Roberto guarda uma riqueza inestimável. Além da arquitetura, dos móveis que atravessam o século, das obras de arte em ouro e bronze, a fazenda retrata os áureos tempos do café e a força política que exerceu a família Camargo, proprietária da área, que elegeu três prefeitos na cidade.

Hoje, a família tenta resgatar a história, investindo em turismo. A responsável pelo projeto, Cristina Camargo Bardella, neta de Juca Sabino, um dos antigos proprietários, considera que o assunto turismo está engatinhando.

“ O primeiro passo foi dado com a inclusão da São Roberto no Projeto Integrado da Oficina Cultural de São Carlos, que vai resgatar as fazendas históricas. Agora precisamos catalogar todos os bens e utensílios e buscar apoios para a manutenção do acervo”, informa.

Construída em 1876, a sede da fazenda passou por duas reformas. Uma em 1886 e a outra em 1927. Dentre as inovações, consideradas modernas à época, estão a água encanada nos dormitórios, pára-raios e até campainha elétrica.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma capela projetada por Ramos de Azevedo, em 1926; o terreiro de café com 12 mil metros quadrados; pomares, jardins e orquidários, além de desfrutar de um passeio a cavalo ou charrete e admirar a beleza incomparável da casa-sede.

A fazenda foi adquirida, em 1873, por Sabino Soares de Camargo. Depois da abolição da escravatura, seu filho, José Franco de Camargo, conhecido na história de São Carlos como Juca Sabino, assume os trabalhos na fazenda, permitindo que os negros trabalhem como meeiros.

Os Camargo eram republicanos e tinham poucos escravos. A ideologia política fez com que a senzala que chegou a abrigar 250 escravos.

O historiador Ney Vilela e o restaurador uruguaio Gerardo Sanguinetti ficaram bastante impressionados com a riqueza existente na propriedade. “ É uma fazenda ímpar com tantas coisas de valor que dificilmente por ser igualada”, alertou Sanguinetti.

A força que o café exercia na sociedade daquela época levou Juca Sabino a ocupar importante cargo no PRP (Partido Republicano Progressista).

Sabino foi vereador e a família teve dois prefeitos: Eugênio Franco de Camargo e Sabino de Abreu Camargo. A Fazenda São Roberto fica na rodovia SP 318 (São Carlos/Ribeirão Preto), km 245. Informações: (16) 279 3232 ou (0xx11) 3082 7269.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI