202101212324

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

População não quer privatização do SAAE em São Carlos

Por: CLAUDINEI JORGE FEITOZA JUNIOR

18/02/2016

A proposta de conceder o sistema do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), para empresa privada, não tem sido bem aceita pela população sãocarlense, que não vê favorecimento com a mudança. Os principais questionamentos da população, são sobre a venda do patrimônio da cidade, e os possiveis aumentos em relação as contas de água, já que, se aprovado o projeto, a empresa que administrará, será reponsável pelas aumentos e cobranças nos preços.

'' O SAAE é um patrimônio de São Carlos, privatizar a água e o esgoto da cidade, seria o fim para pessoas que lutaram a vida inteira para ter o melhor sistema de distribuição à população ", diz o comerciante Jomar Santos Neves, que é natural da cidade e se mostra indignado com o projeto. '' A privatização seria apenas para tirar o problema das mãos dos politicos, e jogar nas mãos de outros para resolverem ''.

A moradora do bairro do Santa Felicia, Maria de Fatima Costa, vê o projeto com outra visão, mas tem receios se for concretizada a concessão para empresas '' Muitas vezes, minha rua tem problemas com a falta de água, e também sabemos que o sistema de esgoto não é dos melhores... talvez, uma empresa cuidaria melhor da administração da água e do esgoto, mas, quase certo que a contas seriam muito mais altas, e isso prejudica  a população mais carente''.

Vereadores, funcionarios do SAAE, e outros, também já manifestaram desinteresse na aprovação do projeto. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura, a proposta do prefeito, Paulo Altomani (PSDB), é de conceder o sistema que controla a água e o esgoto de São Carlos (SP), para a iniciativa privada. Em recente entrevista ao site São Carlos Agora ( www.saocarlosagora.com.br) o prefeito de São Carlos declarou que o SAAE tem uma divida de R$ 50 milhões com a prefeitura. "Temos que transferir uma parte da responsabilidade para a iniciativa privada'', disse o prefeito ao ser questionado sobre o assunto.

Votação na Câmara Municipal

O Tribunal de Justiça de São Paulo, já autorizou o envio do projeto para a Câmara dos Vereadores,  para seguir a votação. Os vereadores  Ronaldo Lopes (PT), Lineu Navarro (PT), Marquinho Amaral (PSDB), Roselei Françoso (PT), Julio Cesar (DEM), Sergio Rocha (PTB),Aparecido Donizetti Penha (PPS) e Walcinyr Bragatto (PV), manifestaram ser contra a privatização do SAAE, e o projeto deve encontrar muita resistência para ser aprovado.

Publicada e 24/2/2016 às 20h06.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI