Ageuniara

Exposição ao tabaco pode afetar comportamento das crianças

Por: JÉSSICA KAROLINE BONINE DOS SANTOS

25/11/2015

Um estudo feito com mais de 5.200 crianças em idade escolar revela que crianças expostas ao tabaco antes e após o nascimento teriam praticamente duas vezes mais riscos de ter problemas de comportamento, como serem mais medrosos, raivosos ou briguentos.

Há muito tempo, são conhecidos os malefícios do tabaco nas crianças. A substância favorece a ocorrência de asma nos pequenos, ou o nascimento de bebês com baixo peso quando a mãe fuma durante a gravidez.

"A exposição ao tabaco, durante a gravidez e após o nascimento, geralmente dobra os risco de problemas comportamentais entre as crianças escolarizadas no ensino fundamental, com média de idade de 10 anos", diz o médico Luiz Carlos da Siveira, pediatra em Matão (SP). “As crianças expostas ao tabaco seriam mais agressivas: coléricas, desobedientes, briguentas e mais inclinadas às mentiras e às trapaças, até mesmo aos pequenos furtos”, completa Silveira.

Para os problemas emocionais, eles desenvolveriam mais facilmente medos, problemas psicossomáticos como: dores de cabeça e na barriga, e não ficariam à vontade em situações novas, como a criança que fica grudada nos pais, neste caso.

"Trabalhos anteriores já apontavam para uma relação entre a exposição à fumaça do cigarro e uma taxa acentuada de problemas comportamentais", cita Silveira

Conforme o pediatra, um novo estudo, publicado na revista norte-americana "PloS One", é o primeiro a mostrar em um número tão grande de crianças uma "associação" entre a exposição pós-natal ao tabaco e os sintomas emocionais e de conduta, é o que notaram os seus autores.  Para o médico, com o deixar de fumar é possível evitar todas estas complicações.

Publicada e 25/11/2015 às 20h15.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/