Ageuniara

Vem aí mais uma edição do festival de música Chorando sem Parar

Por: LILIAN CARLA TARIN

13/11/2015

Chorando sem Parar é um festival de música instrumental que faz uma homenagem ao Choro Brasileiro e aos gêneros afins.

 A semana inclui na programação mesas redondas sobre o tema, oficinas,  além das apresentações instrumentais. No último dia são 12 horas de apresentações, em que se revezam músicos renomados nacional e internacionalmente.

Cada ano é eleito um homenageado que já marcou a história musical. A partir da escolha é feita a programação que também dá nome a cada edição. Para complementar é convidado um músico que o acompanhou ou teve muita proximidade com o homenageado.

Este ano o homenageado é o maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil. Suas composições continham misturas da música erudita com elementos das canções populares das culturas regionais brasileiras, afro e indígenas.

O convidado homenageado é o violonista Turíbio Santos que fará um solo com “Bach e o Choro Brasileiro”.

A programação vai ainda trazer muitas atividades que remeterão à Semana de Arte Moderna de 1922 através de convidados como João Cândido Portinari, palestrando sobre as telas de seu pai, o pintor Cândido Portinari, e sua relação com o Modernismo e o chorinho; e também o maestro Júlio Medaglia com palestra sobre “Os Choros de Villa-Lobos”.

 A iniciativa do festival é do Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, idealizado por Fátima Camargo Catalano, responsável pela concepção e direção do evento.

“O festival chama-se Chorando sem Parar porque a gente queria um festival que durasse o dia inteiro", explica Fátima. E ela também fala sobre a diversidade musical apresentada na programação que possui suas vertentes relacionadas com o Choro e da importância de trazer músicos internacionais para tocarem nossa música aqui no Brasil.

"O projeto exige muita pesquisa", conta. "Agora nós já temos o tema da próxima edição, mas somente na última hora do domingo é que eu revelo o próximo homenageado", finaliza.

O Projeto Contribuinte da Cultura é uma ação colaborativa sem fins lucrativos que, como próprio nome diz, que reune doadores que contribuem com cotas mínimas de R$ 10,00. O projeto tem como objetivo criar e difundir uma programação cultural de qualidade para toda cidade ao longo do ano. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser doadora.

O projeto também conta com as Leis de Incentivo à Cultura como a Lei Rouanet e Proac, além dos parceiros realizadores UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e USP – Universidade de São Paulo  

A programação completa estará disponível no site do Festival a partir da segunda quinzena de novembro: www.chorandosemparar.com.br

(Publicado em 13/11/2015 - 21h55)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/