[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Chorando sem Parar é um festival de música instrumental que faz uma homenagem ao Choro Brasileiro e aos gêneros afins.
A semana inclui na programação mesas redondas sobre o tema, oficinas, além das apresentações instrumentais. No último dia são 12 horas de apresentações, em que se revezam músicos renomados nacional e internacionalmente.
Cada ano é eleito um homenageado que já marcou a história musical. A partir da escolha é feita a programação que também dá nome a cada edição. Para complementar é convidado um músico que o acompanhou ou teve muita proximidade com o homenageado.
Este ano o homenageado é o maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil. Suas composições continham misturas da música erudita com elementos das canções populares das culturas regionais brasileiras, afro e indígenas.
O convidado homenageado é o violonista Turíbio Santos que fará um solo com “Bach e o Choro Brasileiro”.
A programação vai ainda trazer muitas atividades que remeterão à Semana de Arte Moderna de 1922 através de convidados como João Cândido Portinari, palestrando sobre as telas de seu pai, o pintor Cândido Portinari, e sua relação com o Modernismo e o chorinho; e também o maestro Júlio Medaglia com palestra sobre “Os Choros de Villa-Lobos”.
A iniciativa do festival é do Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos, idealizado por Fátima Camargo Catalano, responsável pela concepção e direção do evento.
“O festival chama-se Chorando sem Parar porque a gente queria um festival que durasse o dia inteiro", explica Fátima. E ela também fala sobre a diversidade musical apresentada na programação que possui suas vertentes relacionadas com o Choro e da importância de trazer músicos internacionais para tocarem nossa música aqui no Brasil.
"O projeto exige muita pesquisa", conta. "Agora nós já temos o tema da próxima edição, mas somente na última hora do domingo é que eu revelo o próximo homenageado", finaliza.
O Projeto Contribuinte da Cultura é uma ação colaborativa sem fins lucrativos que, como próprio nome diz, que reune doadores que contribuem com cotas mínimas de R$ 10,00. O projeto tem como objetivo criar e difundir uma programação cultural de qualidade para toda cidade ao longo do ano. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ser doadora.
O projeto também conta com as Leis de Incentivo à Cultura como a Lei Rouanet e Proac, além dos parceiros realizadores UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e USP – Universidade de São Paulo
A programação completa estará disponível no site do Festival a partir da segunda quinzena de novembro: www.chorandosemparar.com.br
(Publicado em 13/11/2015 - 21h55)
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI