202101191522

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Estudantes buscam suporte educativo na Internet

Por: RAFAEL ZUOLO ALBERICI

28/10/2015

Atualmente, a utilização da Internet na educação está cada vez mais presente, seja para pesquisas de textos e imagens ou para a procura de livros ou vídeos. Escolas e Universidades buscam cada vez mais por esses recursos.  Assim, a Internet serve, cada vez mais, como suporte nas atividades de ensino.

A cada dia, os jovens se mostram mais aptos e propícios à acessar conteúdos educativos online, ao invés de ler um livro. Hoje é muito comum encontrar jovens que passam horas navegando entre sites que geram informações. É o caso do estudante de pós-graduação à distância em gestão empresarial, Caio Fernandes, de Araraquara (SP), que diz preferir ficar trinta minutos assistindo à uma vídeo aula, com slides, animações e possibilidade de interagir com outros alunos e professor, ao invés de ler um livro.

Novas tecnologias podem trazer benefícios para a educação, como as Redes Sociais educativas, e-books, jogos, vídeo aulas e cursos online, que ajudam na forma como o conteúdo didático é transmitido aos estudantes, e se tornam complementos no processo educacional.

Para a estudante, de 18 anos, Aline Braga, as formas estão mudando, mas o conteúdo é o mesmo. “Muitos professores e escolas estão se moldando, entendendo e atendendo às necessidades das novas gerações”, observa.

Para a coordenadora do serviço vocacional da Universidade Estadual Paulista  (UNESP), Maria Beatriz de Oliveira, a tecnologia deve servir como complemento no processo educacional, e não deve substituir os livros e professores. "A orientação dos professores é fundamental para um bom aprendizado e melhor aproveitamento das tecnologias", argumenta.

Segundo o professora de História, Antônia Guerra, a Internet é um ambiente repleto de atrativos que facilitam a dispersão. De acordo com ela, o docente deve orientar o estudante a fugir das armadilhas e a utilizar a Internet com concentração. “O papel do professor é evitar que os alunos sejam dispersos enquanto realizam suas pesquisas. Trata-se de um dilema complicado de ser resolvido na prática, uma vez que alguns atravessam uma fase de deslumbramento com a tecnologia, em que encontram-se curiosos e dificilmente conseguem organizar-se a fim de se concentrar em um só site ou tema de cada vez”, comenta.

Publicada em 28/10/2015 às 21h20.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI