202101222316

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Clube de Desbravadores desenvolve projetos sociais em Nova Europa

Por: NATÁLIA FERREIRA SCHMIDT

28/10/2015

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de três mil participantes. Criado desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem o intuito de atingir juvenis e pré-adolescentes de 10 a 15 anos de diferentes classes sociais, cor ou religião.

Os integrantes trabalham em pról da comunidade auxiliando-a da maneira com que necessite. Crianças que gostam de natureza, por exemplo, pode explorá-la, observá-la, cozinhando em fogueiras ao ar livre, ou admirando um céu estrelado. Essas atividades, entre várias outras, procuram entreter a atenção do participante levando-o a ter uma rotina de atividades fora do comum e se aventurando em atividades radicais, sociais, espirituais e de amor.

As crianças se reúnem uma vez na semana, sempre aos domingos, onde aprendem a desenvolver talentos, habilidades, percepções e gosto pelo que a natureza possui para oferecer, trabalhando sempre em equipe.

Em Nova Europa (SP), não é diferente. A presença é de 65 desbravadores com uma equipe de liderança capacitada para desenvolver esse trabalho de amor sem fins lucrativos. Algumas atividades são comuns como as que acontecem em demais clubes espalhados pelo mundo. Mas, os trabalhos sociais e noções de capacitações para  são muito frequentes, bem como visitas e palestras, que sempre são bem apreciadas pelos participantes.

No último dia 18 de outubro de 2015, por exemplo, o Clube de Desbravadores de Nova Europa, participou de um curso de capacitação de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, escalada, entre outros. Tudo isso foi possível graças a participação presente da equipe de Corpo de Bombeiros de Ibitinga (SP).

Na oportunidade o Sargento Teixeira e o soldado Vidal, repassaram vários conhecimentos para as crianças. Ambos expuseram a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, e lideraram a aula teórica sobre os assuntos mencionados.

Segundo um dos participantes do projeto, Heron Martins Nogueira, 14, “Desbravador é vida! Mudei muito em casa com minha mãe e também na escola. Aqui me divirto, faço novas amizades, aprendo mais, vivo mais. Pelo menos não fico só no Game, faço muita bike. Faz quatro anos que participo e não pretendo sair tão cedo”, informa.

Para Daniel Buzzá, diretor do Clube de Desbravadores de Nova Europa, existe muita coisa a ser ensinado a essas crianças, mas o trabalho realizado ali,segundo ele, ficará marcado não só na mente mas no coração dos participantes, modificando o caráter e ensinando a dar valor no mínimo da vida. " Que a vida não é fácil nós sabemos, mas só depende do seu ponto de vista e foco", finaliza.

Publicada em 28/10/2015 às 20h36.

 

 

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI