202101250454

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Feira agroindustrial é destaque em Araraquara

Por: ANDREIA CRISTINA BENITE

03/06/2003

Araraquara(SP) realiza no período de 5 a 8 de junho, nos Pavilhões da Facira, a Feira do pequeno e médio produtor rural(FEPAGRI)

A FEPAGRI que poderá ser visitada das 14h às 22h e domingo das 10h às 17h, contará com produtos, serviços e tecnologia.

Os números da FEPAGRI 2002, mostram sua eficiência, com 70 estandes vendidos, 52 expositores subsidiados pelo SEBRAE, expectativas de negócios superadas por aproximadamente 90% dos expositores, 22 palestras em quatro dias, com aproximadamente 800 pessoas, e, geração de negócios em torno de R$1.100.000,00.

A organização da feira é uma iniciativa do programa Sistema Agroindustrial Integrado(SAI), promovida pelo SEBRAE e pelo Sindicato Rural de Araraquara, sendo a única no gênero em Araraquara e região. Possui parceria com a Prefeitura de Araraquara, o SENAR, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo(FAESP), a Coordenadoria de Assistência Integral(CATI) e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo(ITESP).

Segundo os organizadores as perspectivas de crescimento para o pequeno e médio agricultor são excelentes,pois a agroindústria está crescendo, com a nova economia e com o novo governo e a feira é uma ótima oportunidade para o produtor mostrar seu produto ou serviço, diretamente a seu público-alvo e ampliar seus contatos.

O foco do evento continua sendo o pequeno produtor rural e as alternativas que ele pode usar para melhorar seus rendimentos, agregando valor aos seus produtos e adotando modernas técnicas gerenciais para gestão de seus negócios.

A feira trará alternativas, embalagens, informações sobre o agronegócio, insumos, implementos, pequenas criações, pequenas máquinas, equipamentos, processadores, entre outros.

O SAI de Araraquara é o único do Estado de São Paulo a organizar uma feira deste nível. Segundo Mirian Gaudiosi Aufieri, zootecnista e agente de informações do SAI, a FEPAGRI 2002 atingiu os objetivos, foi bem direcionada.

"Os visitantes realmente estavam interessados, liam e guardavam os matérias de divulgação dos expositores. É uma feira de negócios. Não temos grandes shows, tudo é direcionado e vimos que temos público aqui na região para uma feira deste porte” comenta.

Serão 11 palestras em quatro dias, sendo que a escolha do tema e do palestrante é feita pelo SAI, que as organiza perante a necessidade detectada com seus atendimentos e voltando-as para a região.

Duas palestras que foram sucesso no ano passado, serão realizadas em 2003, sendo elas sobre cultivo de palmeira real australiana, com o engenheiro e agrônomo Edgar Santarosa Esteves da AGROMETA, e extração de óleo vegetal e produção de biodiesel para o pequeno produtor com o engenheiro mecânico Adílson Manzano da ECIRTEC, ambas serão realizadas em 08 de junho.

Outras duas palestras também envolvem grande procura sobre os temas que vão ser abordados, sendo elas sobre o mercado cítrico (atualidades e tendências) com o professor e doutor Evaristo Marzaball Neves da ESALQ/USP, e cultivo de cogumelos (aspectos técnicos e comerciais) com o zootecnista Carlos Abe da Fazenda Guirra, ambas serão realizadas em 5 de junho.

A edição deste ano trará várias novidades, como o Festival da Cozinha Caipira, a cargo do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara(FISA), que vai ocupar parte do pavilhão destinado à área de alimentação.

Outra novidade será a instalação de uma área exclusiva para apresentação de artesanato, sob a coordenação da Associação dos Artesãos de Araraquara(ARARTE), sendo que as peças a serem apresentadas são executadas com material do campo, como fibras, sementes, madeira, e chifre.

Segundo Ronildo Donizeti Feroldi, responsável pela empresa Feroldi & Feroldi Ltda., que vai expor pela segunda vez na FEPAGRI, essa oportunidade é muito importante, pois Araraquara é um ponto estratégico pela sua localização geográfica.

“ No ano passado o retorno compensou nosso investimento e esse ano nossa participação será maior em todos os aspectos, espaço, equipamentos, equipe e marketing, com o objetivo de divulgar nossos produtos e buscar novos espaços", diz.

De acordo com Feroldi as feiras de agronegócios estão mudando o mercado de implementos, pois nelas o consumidor final tem contato direto com os fabricantes, eliminado os revendedores.

"Por isso em nossa empresa incluímos a participação em várias feiras durante o ano” comenta.

Uma forte divulgação da Feira está sendo feita com comercial em TV, matérias em diversos jornais e revistas da região, outdoor e marketing direto.

Outras informações sobre a FEPAGRI podem ser obtidas no site: www.fepagri.com.br.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI