Ageuniara

A prática do skate vem dando espaço a nova geração de atletas

Por: JOICE RODRIGUES DEVITE

09/10/2015

O skate sempre fez sucesso entre as crianças, no entanto, hoje sua prática está sendo mais aprofundada e buscada como esporte pelos adolescentes também no interior, de forma que sua prática vem dando espaço para nova geração de atletas.

As pistas de skate começam a ser frequentadas por crianças que conforme vão ganhando idade deixam de ver a atividade apenas como diversão e a acolhem como esporte. A forte prática do esporte na região trouxe mais visibilidade para os atletas daqui e com os campeonatos crescendo gradativamente, muitos meninos se dedicam à prática do skate e treinam diariamente em pistas ou locais públicos das cidades a fim de conseguirem patrocínio e serem reconhecidos como profissionais.

Hiuri Cândido Oliveira, de 14 anos, é um exemplo dessa nova geração de skatistas. O garoto participa de campeonatos regionais ainda de baixa repercussão mas vem se destacando entre os competidores, ficando sempre entre os dez primeiros colocados. Hiuri tem como ídolos os skatistas Luan Oliveira, brasileiro conhecido mundialmente na modalidade street, e Nyjah Houston, estadunidense também conhecido mundialmente na modalidade street com especialidade em escadas e corrimões. Mas apesar dessas referencias, sua principal influência surgiu dos próprios amigos e colegas. “A molecada me chamava pra ir na pista com eles e eu pegava o skate dos amigos para aprender; ai fui me interessando e hoje pratico na pista de Bocaina, a cidade onde moro, mas pretendo levar uma carreira no skate, tenho até patrocínio do projeto Sou Skatista Com Orgulho. O skate é tudo pra mim, mas é claro que o estudos devem estar sempre em primeiro lugar”, declarou o menino.

Paulo César Albertini, mais conhecido como Kbça Albertini, de 24 anos, é de Boa Esperança do Sul e participa de campeonatos na região. Ele vê nessa nova geração bons representantes do esporte. “Os skatistas da região estão representando muito bem o esporte no interior; na maioria dos campeonatos que vou vejo que estão conseguindo boas colocações. Uma dica para essa molecada é que não se envolvam com as drogas que rolam hoje no mundo, pois o esporte deve ser uma porta de aprendizagem e uma oportunidade de conhecer pessoas de diversos lugares”, alerta Albertini.

O esporte

O skate surgiu na Califónia, Estados Unidos, provavelmente na primeira metade do século 20. É considerado um esporte radical e vem crescendo nos últimos anos. Realizado em uma prancha, chamada shape, com quatro rodas pequenas e dois eixos chamados de trucks, as manobras consistem em deslizar sobre o solo e obstáculos, sendo avaliadas pelo grau de dificuldade durante a performance.

Algumas modalidades são:

Street: a mais difundida, que consiste em utilizar a arquitetura da cidade como obstáculo para as manobras.

- Free Style: Considerada uma das mais antigas, consiste em realizar uma sequência de manobras geralmente no chão.

- Vertical: Praticada em uma pista com curvas.

- Downhill Slide:  o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade.

(Publicada em 9/10/15 - 21h30)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/