202101231447

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto divulga informações sobre biologia e sustentabilidade

Por: MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA FILHO

09/10/2015

Os alunos do curso de biologia do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) idealizaram e organizaram um projeto para levar informações sobre a biologia para os cidadãos de Araraquara/SP por meio de palestras, exposições e ações sociais e ambientais.

A aluna Ana Julia da Silva Marques, 20 anos, está no segundo ano do curso e acredita muito no projeto.  Diz que pretende mostrar para as pessoas que a biologia está em tudo. Organizado por alunos da faculdade, o grupo conta com a participação de 13 integrantes titulares e cerca de 30 colaboradores voluntários para auxiliar e divulgar o projeto.

O universitário Eduardo Donato Alves, 27 anos, junto com o estudante Eduardo Correa da Silva Junior, 25 anos, são os líderes do projeto. Dentre as várias atividades idealizadas  está o evento chamado de "bombas de sementes", que servirá para espalhar sementes de flores em algumas regiões da cidade para contribuir com o meio ambiente.  Os alunos pretendem levar bombas de papéis recicláveis cheias de sementes para colocar em terrenos e assim que houver chuva os papéis irão se dissolver e fazer germinar as flores. “Não é para divulgar o curso específico da Uniara, mas sim a biologia”, diz Donato.

O grupo não tem ligação direta com a instituição de ensino, mas conta com o apoio da coordenação do curso. A coordenadora do curso, professora Teresa Kazuko Muraoka, 55 anos, diz que a iniciativa dos alunos é maravilhosa porque acabam adquirindo experiência e conhecimentos da área, além de divulgar a importância da biologia na sociedade". Teresa informa que a coordenação do curso está fazendo contato com escolas da região para desenvolver o projeto. 

O projeto ainda não fez nenhuma ação na cidade, mas pretende fechar parceria com escolas para levar palestras e começar uma ação ambiental nos bairros para ensinar os cidadãos sobre a biologia e também mostrar como criar uma horta vertical, por exemplo.

“O grupo está confiante e pretende começar a agir o quanto antes; e caso alguém tenha interesse de ser voluntário nessas ações pode procurar os organizadores do evento na instituição de ensino”, diz Julia Marques.

Contra estereótipos

A maior parcela da população brasileira carece de informações sobre as atribuições dos profissionais. É muito comum os estereótipos de que biólogos apenas são professores e farmacêuticos ficam somente no balcão da farmácia, por exemplo, mas as atividades e atribuições de muitas profissões vão além desse senso comum.

"É importante contribuir com a nossa sociedade para que tenhamos mais informações e conhecimento sobre atribuições importantes. E mais ainda, se todos os cursos tivessem essa iniciativa, os vestibulandos, por exemplo, teriam maior certeza de qual área escolher na hora de optar por um curso universitário", diz o estudante Marcos Frigieri, 19 anos, aluno do primeiro ano de farmácia na Unesp.

(Publicado em 9/10/15 - 21h17)

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI