202101271236

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Uso em excesso dos fones de ouvido pode causar surdez a longo prazo

Por: ALAN WILLIAN RASPANTE LIMA

23/09/2015

A utilização dos fones de ouvido se tornou massiva após a inclusão de rádio e players de música no aparelho celular. Tanto que, qualquer aparelho atualmente, já vem acompanhado do seu fone de ouvido, como kit básico do próprio celular. Ou seja, todas as pessoas que possuem um celular, também possuem um fone de ouvido.

Seja na rua, no trabalho ou até mesma casa, é perceptível a utilização do acessório, porém, a utilização em excesso do fone de ouvido pode acarretar em problemas sérios com o tempo, como a perda total da audição. Segundo o otorrinolaringologista Carlos Amaral, o problema está no volume. “O ideal é que o volume seja de 65 decibéis, passou dos 80, já é prejudicial e pode causar perda total da audição a longo prazo”, ressalta.

Para a estudante Letícia Camila Andrade, de Araraquara(SP), o uso excessivo dos fones de ouvido trouxeram problemas. “Sempre usei. Pegava ônibus, colocava o fone. Saia na rua para qualquer coisa e colocava o som no último.Com o tempo, notei que não conseguia mais acompanhar uma conversa, ou que o som da televisão sempre ficava muito baixo pra mim”. Após isso, a estudante relata que precisou ir atrás de um especialista. “achei estranho e fui atrás de ajuda. Perdi 20% da audição. Nem utilizo mais os fones de ouvido. Aposentei”.

O otorrinolaringologista ressalta que o acessório não precisa ser deixado de lado mas, sim, usado com mais atenção. “Sendo num volume baixo, aceitável e no qual você consiga, até mesmo, participar de uma conversa e, em pouco tempo, tudo bem... É normal, mas tudo em excesso não faz bem, e com os fones não seriam diferentes”.

Portanto, atenção e moderação são as palavras-chave para a boa utilização dos fones de ouvido. Se você apresenta qualquer tipo de alteração na audição, é necessário que o médico especialista seja consultado. 

Publicada em 23/9/2015 às 19h54.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI