[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Câmara de comercio Brasil-Ásia é fundada em São Carlos

Por: BRUNA CRISTINA CAMPOS JOIOZO

18/09/2015

A região de São Carlos acaba de ganhar a primeira Câmara de Comercio Brasil- Ásia do interior de São Paulo. A CCBA é uma entidade sem fins lucrativos que funciona como uma intermediadora entre o comércio brasileiro e o asiático, facilitando o relacionamento internacional entre empresas, ou seja, é uma facilitadora de compras e vendas, importação e exportação, e também visa compartilhamento de projetos culturais entre os países. 

 Visando incrementar intercâmbios econômicos e ampliar parcerias, são oferecidas às empresas os serviços de assessoria jurídica, que prezam pela segurança dos compradores oferecendo uma relação confiável com o fornecedor; análise mercadológica que estuda e analisa o mercado criando projetos que garantam benefícios; além de rodadas de negócios que proporcionem o encontro entre empresas compradoras e vendedoras.    

As empresas que buscam relacionamento com o comércio exterior precisam se associar à entidade. A inscrição é feita através de um site e tem um taxa anual que dá direito aos associados de usarem os serviços oferecidos.

Segundo o vice-presidente da câmara, Rogério Gabriel Alves, os brasileiros  procuram no mercado exterior quase que na totalidade produtos acabados, de diversos setores. Entre eles produtos de decoração, máquinas, equipamentos eletrônicos, utilidades domésticas, embalagens e ferramentas, com baixo custo para maximizar os lucros na venda local. Quanto aos asiáticos, a grande procura é por commodities, em especial diversos minérios, grãos e polpas. 

A câmara é composta por quatro empresários brasileiros que se comunicam com as empresas asiáticas através de vídeoconferencia, e-mail, Skype e também WhatsApp . As reuniões são marcadas conforme a demanda e a cada seis meses é feita uma assembleia geral. Os sócios que são donos de empresas de importação e exportação localizadas em Araraquara, São Carlos e também em Santos se motivaram para a criação da câmara, devido a necessidade de facilitar as negociações com o comércio exterior. Entre os produtos vendidos e comprados por suas empresas estão parafusos, peças de automação industrial, material eletrico e máquinas.

Até o momento duas empresas se associaram a CCBA, ambas de Araraquara. As associadas são de setores distintos. Uma é especializada no comércio de válvulas e a outra é voltada à publicidade e propaganda de empresas. Ambas buscam na câmara um meio de facilitar o contato com empresas asiáticas.

No Brasil, a importação e exportação é um sistema burocratizado, com  muitas normas e exigência de diversos documentos, além de serem cobradas taxas e custos adicionais. A câmara tem ajudado os associados por conhecer todos os passos, oferecendo assessoria às empresas.

Um grande beneficio da Câmara é a não obrigatoriedade no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica-CNPJ. Qualquer pessoa associada à CCBA pode participar dos projetos, das feiras e também usufruir de programas culturais de expansão a informações técnicas, através de colaboradores em universidades localizadas na República Popular da China, Índia, Taiwan, Paquistão e Rússia. 

A Câmara de Comércio está localizada na Avenida São Carlos, nº 2205 - Edíficio Rac´z Center - 
3º andar - Sala 308, centro de São Carlos. Os interessados em se associar devem acessar o site da instituição pelo endereço www.cba-camarabrasilasia.com.br. 

(Publicado em 25/9/2015 - 21h15)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/