202101170629

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

CEME de São Carlos inaugura novo ambulatório

Por: SIDNEY ROGERIO DO PRADO

18/09/2015

Foi inaugurado, na última semana do mês de agosto, na cidade de São Carlos, o ambulatório de atendimento especializado a pacientes diabéticos e hipertensos. A proposta do novo ambulatório, instalado no Centro Municipal de Especialidades (CEME), é atender todos os pacientes diabéticos dos Tipos1, 2 e com diabetes gestacional que demandam uma supervisão para o melhor controle da doença, assim como  a hipertensão arterial de difícil controle e suspeitos de hipertensão secundária.

Anteriormente esses pacientes eram incorporados na mesma fila de atendimento de consultas de rotina. Agora as unidades básicas de saúde (UBS) fazem o encaminhamento dos pacientes, via Secretaria Municipal de Saúde, diretamente ao ambulatório especializado.

Para a médica endocrinologista Maria Alba Porto Bianco, diretora clinica do ambulatório, trata-se de "um sonho de 15 anos" sendo realizado. “Este local vai oferecer atendimento com profissionais como endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas e oftalmologistas. Todos os envolvidos no atendimento passaram por um ciclo de palestras, participando profissionais da atenção básica e especializada, a fim de preparar nossos profissionais para atender a população da maneira mais eficiente”, menciona Alba.

O novo espaço facilita a manobra mais adequada dos pacientes, centralizando em um mesmo local uma equipe multidisciplinar. Essas medidas vão ao encontro das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual considera que o mundo está vivendo uma epidemia de Diabetes, com a expectativa de que o número de diabéticos dobre a cada dez anos.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, de caráter degenerativo, que tem entre suas complicações doenças dos olhos, dos rins, da circulação cerebral e dos membros inferiores, além das complicações cardiovasculares (Infarto e Angina), que são as principais causas de morte dos pacientes diabéticos e também a principal causa de morte e internação hospitalar no Brasil.

(Publicado em 18/9/2015 - 20h)

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI