202101251738

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto de Matão prepara e destribui sopa para famílias necessitadas

Por: SÉRGIO GABRIEL CALERA

26/08/2015

O projeto Casa da Sopa iniciou seus trabalhos, em Matão (SP), no dia 19 de fevereiro de 2004 com o objetivo de auxiliar famílias necessitadas. Aos sábados, as oito equipes de voluntários preparam e distribuem a sopa acompanhada por pão nos bairros da cidade, os produtos são doados por pessoas de várias partes e estabelecimentos. O grupo atende cerca de 30 famílias, por equipe, e procuram suprir as necessidades de acordo com as condições do projeto.

O projeto não tem fins lucrativos e todo o trabalho é feito através de doações. Quando estão precisando de algo, realizam a venda de pizza, que é feita pelos voluntários para suprir alguma necessidade.

A coordenadora da Casa da Sopa, Marilda Paviani, revelou que no inicio dos trabalhos, o projeto passou por muitas dificuldades. Algumas vezes, não tinham os legumes e o macarrão. “No dia de fazer a sopa, sempre alguém trazia algum ingrediente que faltava, e tudo dava certo. Hoje, conseguimos doação de legumes e verduras de um varejão da nossa cidade. Eles nos doam o que não vendem. Nós também recebemos doação de macarrão dos amigos e ajuda no gás de cozinha”, explica.

A estudante Heloisa Barbosa, de 17 anos, participa do projeto, há quase dois anos, e relata que começou a colaborar através do convite de um voluntário conhecido como Lineu Andreatti.  Depois da primeira visita, ela se apaixonou pelo trabalho. "É uma realização própria, melhora autoestima, o astral e o modo de pensar. A oportunidade é única e só ajudando para entender a importância do trabalho. Eu ajudo no preparo da sopa, a picar os legumes, mexer os tambores e, ainda, quando alguém falta, eu vou à entrega nos bairros também”, relata.

A Casa da Sopa de Matão também realiza a Campanha de Natal “Posso Fazer Uma Criança Feliz”, que recebe muito destaque na cidade. O processo começa em outubro, com cadastros das crianças de 0 a 10 anos, em todos os bairros. Depois de feito o cadastro, a mãe recebe uma senha com um número e uma cor, que representa o bairro e a equipe, respectivamente. Os dados, além de serem armazenados em um programa de computador, são colados nas sacolas, que o grupo repassa aos "padrinhos", que são pessoas que se propõe a ajudar montando-as com itens de higiene pessoal, brinquedos, roupas, calçados e doces.

A entrega das sacolas acontece no mês de dezembro, no Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, com a presença das 2.000 crianças cadastradas, aproximadamente, que recebem os presentes do Papai Noel, e podem consumir refrigerantes e lanches à vontade. Marilda destaca que são utilizados quatro Caminhões Baú lotados para levar as sacolas até o local. “No dia anterior à festa, enfeitamos o ginásio com balões coloridos, cada equipe monta sua cor de balão, assim quando as famílias chegam com as crianças, mediante as senhas, sabem onde devem sentar para receber os presentes”, finaliza.

Publicada em 26/8/2015 às 19h20.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI