Ageuniara

Projeto Poético pretende aproximar araraquarenses da arte

Por: BRUNA CRISTINA BORTOLOTI ALVES

06/05/2015

Com o intuito de aproximar os cidadãos araraquarenses da arte, foi criado o Projeto Poético "Poesia, Cor e Som da Cidade". Sob as mãos da escritora Sonia Guzzi e da Academia de Letras de Araraquara(SP), a campanha traz artistas como pintores, grafiteiros e escritores para espalharem frases, escolhidas previamente pelos moradores locais, pintadas pela cidade.

Um livro que pudesse sair das páginas: essa era de ideia inicial de Sonia. Depois dos os oito meses de desenvolvimento do projeto, colhendo depoimentos de vários moradores da cidade, ela chegou a uma conclusão : "Descobri um grande interesse deles em perceber o mundo com delicadeza e poesia. A percepção de que o mundo pode ser melhor e mais generoso". Para a escritora, a campanha transcede classes sociais e "está inserido nesse movimento de transformação em favor do afeto e da humanização esquecida", afirma.

Depois de pintadas, Sonia acredita que as frases farão com que a cidade tenha uma identidade poética, deixando cidadãos, como ela, mais apaixonados ainda por Araraquara. "Minha expectativa é de que o projeto consiga tocar as pessoas para que elas possam mostrar todo o potencial dinâmico e criador e que esse acontecimento resulte em novas descobertas", completa.

A escritora participante do projeto, Selma Salus Alves, acredita que esse é um ganho muito grande para a cidade na área literária. “A arte ainda é deficiente em Araraquara, e esse é um ponto de partida para que outras campanhas do gênero sejam realizadas futuramente”. Para a artista, as frases nos muros farão parte do dia-a-dia dos moradores, estimulando-os a lerem e expressarem seus sentimentos através da literatura. “Isso é multiplicar a arte sem monopolizá-la”, acrescenta.

Do ponto de vista da estudante de Psicologia, Letícia de Paula Sacco, o Projeto trará mais cor e cultura para a cidade, pois possibilita o acesso a todos que quiserem se envolver. "Na ideia que temos de que a arte é elitista, o modo de excecução do projeto é simples e abrangente", afirma. Ela ainda diz que acredita na arte como um valor universal, "independente de cor, religião, gênero, ou situação econômica", e por isso vê um bom potencial na campanha.

O Projeto se desenvolverá da seguinte maneira: serão disponibilizadas frases de alguns escritores para que os moradores escolham e estas reproduzidas por pintores e grafiteiros em alguns muros da cidade. Em breve, os cidadãos também poderão oferecer os muros de suas casas para que sejam pintados. Ele já conta com o apoio da Biblioteca Municipal "Mário de Andrade" e da CTA.

Publicada em  06/05/2015.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/