Ageuniara

Matão se prepara para o Corpus Christi

Por: CAMILLA CRISTINA DE SOUZA

15/04/2015

O Corpus Christi em Matão(SP) é uma festa religiosa tradicional e que é realizada oficialmente desde 1948 e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa. A festa reúne cerca de 70 mil pessoas que vem prestigiar os tapetes ornamentais.

Os preparativos começam 90 dias antes do evento, para assim poder juntar os materiais necessários e fazer a preparação do mesmo. Nos anos 60 o principal material utilizado para dar vida aos tapetes era o vidro, que foi substituído atualmente pela serragem, areia e calcário chamado de Dolamita.

Todos os anos são produzidos em um galpão da prefeitura 60 toneladas de Dolamita e são disponibilizados cinco toneladas para cada grupo de quarteirão. Artistas e voluntários utilizam desses materiais na confecção dos desenhos, formando o trajeto da procissão, que se estende por doze quarteirões.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo e Eventos, Wilson Cardoso, a atração especial da festa é que, antes da procissão, o público visitante pode observar centenas de fiéis, voluntários e artistas plásticos realizando as ornamentações pelas ruas e avenidas da cidade, que se tornam uma gigantesca galeria de arte a céu aberto.

De acordo com Cardoso, “A festa de Corpus Christi de Matão tornou-se reconhecida regionalmente pela sua beleza e constante inovação no uso de materiais decorativos. Com a sua grandiosidade fez com que outras atividades paralelas fossem agregadas, tais como passeios turísticos aéreos, Expoflor (feira de flores), programa Turista Artista e exposições temáticas na Casa da Cultura e a feira de camelôs”, explica.

“Por eu ser católica acho uma comemoração muito bonita, é uma tradição da qual acho importante participar, há quatro anos faço parte do projeto e a cada ano homenageamos um artista, local ou não, dando vida a sua obra e cores a rua”, acrescenta a integrante do projeto Artista na rua, Thainara Estrela.

Publicada em 15/4/2015 às 20h22.

 

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/