Ageuniara

Livro sobre mídias digitais é lançado em Matão

Por: CAMILLA CRISTINA DE SOUZA

25/03/2015

O lançamento do livro "Mídias Digitais e Culturas Juvenis: Construindo Novos Caminhos em Educações" da professora Débora Raquel da Costa Milani, doutora em Educação, aconteceu no dia 10 de Março na Casa da Cultura em Matão (SP).

A ideia de escrever o livro veio da sua inquietação do universo das Mídias Digitais nas Culturas Juvenis e da necessidade de se levar em consideração o cenário educacional e cultural mais amplo existente fora do sistema formal de escolarização.

O convite veio após o Comitê Científico da editora APPRIS  ler sua tese de doutoramento “Contemporaneidade e Educações: Mídias Digitais nas Culturas Juvenis” da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista(UNESP), campus de Araraquara.

As pesquisas para a realização da tese começaram em 2009 e se estenderam até 2012, ano da defesa do doutorado. No entanto, a transformação da tese em livro começou no início de 2014, quando a editora entrou em contato manifestando o interesse na publicação do livro. Para transformar a tese em livro demorou um ano. Ao todo foram cinco anos de muita dedicação, leituras, pesquisas e estudos.

A professora leciona em várias escolas e atua nos mais diversos âmbitos na área da educação. Assim sendo, a faixa etária dos seus alunos varia de 6 a 60 anos. “É necessário vislumbrar as relações existentes entre o universo tecnológico em que o jovem está imerso e às questões existentes no interior da escola. Assim é possível integrar o conhecimento tecnológico ao intelectual”, ressalta.

Para a aluna do 8º ano Anna Luiza Pedro, da escola municipal "Adelino Bordignon", é importante os professores integrarem as novas tecnologias como aliados na sala de aula, e assim terem aulas diferentes e dinâmicas.

 “Transformo a sala de aula num ambiente agradável e sempre proponho desafios. Também é fundamental a utilização de jogos e isso é possível em todas as disciplinas. É evidente que a utilização de computadores acoplados a internet é indispensável; bem como o uso de vídeos que ajudam na fixação dos conteúdos curriculares que estão sendo trabalhados”, completa Débora.

Publicada em 25/3/2015 às 19h41.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/