Ageuniara

Palestras movimentam a biblioteca de Bocaina

Por: JOICE RODRIGUES DEVITE

08/03/2015

Realizadas dentro da biblioteca, as palestras e cursos sobre variados temas acontecem em diferentes dias da semana, com o objetivo de atrair o já leitor à biblioteca municipal e instigar o hábito de leitura naqueles que ainda não o tem. De cunho público, as palestras não geram custos para o município porque são realizadas por profissionais voluntários. Quando é necessário algum material, a biblioteca procura obtê-los por meio de doações.

De acordo com a bibliotecária Rosângela Aparecida Varella, os eventos despertaram o interesse da população, até então acomodada, para o conhecimento, o que aumentou a busca de aprendizado e por consequência uma procura significativa por livros. “A biblioteca tem que ser viva, ela é um lugar de informação, então se deve oferecer meios para a população ficar informada”, diz Rosângela.

A comerciante e estudante Bruna Argueiro Pereira, 20 anos, passou a frequentar a biblioteca depois de participar de uma palestra sobre Ansiedade e Depressão. Ela acredita que os eventos devem ser maiores e mais divulgados para alcançar mais pessoas.

Conforme dito por Rosângela, a biblioteca já realizou nove eventos, entre eles cursos de casais, yoga, auto maquiagem, flor de sabonete, palestras sobre ansiedade e a depressão, auto estima e auto conhecimento da mulher, alimentação, noite literária e cinema para crianças e idosos e já tem programado mais dois eventos: para o dia 13 de março, o 2º curso de casais em dois módulos, com o palestrante Pr. Ricardo Firmani Soares; e no dia 20 de março Musica Brasileira com Tiaguinho e Quinteto. Devido ao pequeno espaço físico da biblioteca, que comporta aproximadamente 30 pessoas, as vagas são limitadas e devem ser previamente confirmadas. Caso haja um número maior de interessados acontece uma segunda edição do evento.

Bocaina tem cerca de 11.600 habitantes, conforme o último censo do IBGE. A comerciante Bruna Argueiro acredita que por ser uma cidade pequena, ainda existem muitos tabus e as pessoas acabam se privando de certas informações e possibilidade de novas experiências. Considera o programa de palestras como uma iniciativa que pode ampliar o nível de conhecimento e as experiências dos que as frequentam. Nádia Bellini Romano e Carlos Augusto Romano participaram do curso de casais e disseram que já conseguem ver um progresso na relação que mantém como casal.

O projeto promete ter continuidade ao longo do ano, com variações nos temas voltados às necessidade da população.

(Publicado em 8/3/2015 - 21h48)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/