Ageuniara

Férias escolares: soltar pipas requer cuidados especiais

Por: PATRIK TIAGO DA ROCHA

19/11/2014

Com a chegada das férias escolares e do verão, crianças e jovens tem muito mais tempo para brincar e se divertir, e isso torna uma combinação perfeita para soltar pipas. Mas a diversão, porém, traz muitos riscos, caso não seja feita de maneira segura.

Os maiores perigos, entretanto, são linhas com cerol e as redes de energia elétrica, mas existem outros perigos, tal como empinar pipas em vias movimentadas, correndo o risco de atropelamentos, ou em cima de lajes ou telhados, onde há riscos de graves quedas.

O Cerol é uma mistura de cola e vidro moído, deixando a linha extremamente cortante. Os riscos causados pela linha com cerol, não se limita só com quem empina pipas. Na maioria das vezes, as vítimas são motociclistas, que ao entrar em contato com essas linhas, tem partes do corpo cortadas, e quando a linha atinge a região do pescoço por haver menos proteção e o acidente pode ser fatal.

O estudante Ewerton Silva de Oliveira, diz que já se divertiu muito soltando pipas. “ Era muito divertido, a graça era sempre ter uma pipa bonita, colorida e com uma imensa rabiola, muita gente já usava cerol naquela época e manter minha pipa no alto por muito tempo era meu maior desafio”, conta. Já o motociclista e moto taxista Fernando Ulisses Dias, conta que quase se acidentou com linha de pipas. “Eu trafegava em baixa velocidade  numa Avenida de um bairro da zona oeste, o dia estava muito claro e, quando menos esperei, estava me enroscado numa linha com cerol, foi por Deus que não aconteceu o pior”, relata.

O eletricista Glauber Egídio Fontes, orienta sobre riscos de empinar pipas, próximo de antenas e redes elétricas. “Primeiramente nunca se deve usar fios de cobres ou linha com cerol, sempre evitar soltar pipas próximas das redes elétricas, antenas ou, até mesmo, fios telefônicos, até porque acidentes com esse tipo de rede ou equipamento, podem ser fatais”, alerta.

Soltar pipas é uma brincadeira saudável desde que seja feita com segurança e atenção. E na hora de empinar pipas, é necessário optar sempre locais abertos como praças e parques, se possível essa brincadeira deve monitorada por um adulto.

(Publicado em 19/11/2014 - 22h).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/