[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A prefeitura de Araraquara (SP) criou um projeto de inclusão social que possui mais de 117 pessoas cadastradas dentre muitas vagas já preenchidas. O cadastro é gratuito.
São muitos os deficientes na região, que estão em busca de uma vaga de emprego e são poucas as empresas que incluem, em seu quadro, os funcionários com limites físicos. Adaptar-se a esta realidade tornou-se um problema para muitas empresas que não chegam a selecionar deficientes para vagas de emprego.
A superação se tornou a palavra certa, na conquista de resultados. A Assistente de Planejamento , Ana Claudia Vargas, de 38 anos, relata que em 2003 sofreu um acidente de carro, ficando paraplégica e, mesmo com a deficiência, nunca desistiu de lutar por seu emprego.
“Após o meu acidente, fiquei dois anos desempregada e quando consegui me incluir no mercado de trabalho, muitos me olhavam e diziam que eu não daria conta, e hoje sou destaque no setor que estou atuando", conta Ana Claudia.
A dificuldade em encontrar um emprego ideal é a grande dificuldade, pois, muitas vezes, a empresa possui vagas disponíveis, mas não possui um prédio adequado para as necessidades de cada deficiente o que acaba dificultando o preenchimento de vagas.
Augusto Frederico de Mattos, de 45 anos, trabalha como recepcionista de atendimento e durante anos buscou se encaixar no mercado de trabalho, mas por ser deficiente visual as oportunidades não surgiam, o que o deixou afastado por um longo tempo do mercado.
“Quando não se possui uma deficiência a facilidade para conseguir um emprego é maior, pois a empresa não precisa se adequar às necessidades e o trabalho rende de forma rápida. No meu primeiro emprego cheguei a ouvir de uma gerente que a minha deficiência atrapalhava a produção", relata Mattos
O preconceito e as dificuldades são o que muitos encontram na busca do emprego, histórias como a de Ana Claudia e Augusto são a prova de ir além para alcançar um objetivo. Isso se tornou de fato uma realidade para aqueles que desistiram de ocupar uma vaga e ter salário justo e os mesmo direitos de todos. A inclusão atualmente é um destaque para os que buscam a oportunidade.
A lei 8.213, de 1991 exige que empresas com 100 ou mais empregados fixem, em sua cota, pessoas com deficiência. Uma lei que vem para favorecer os deficientes e que já ajudou a colocar muitos no mercado de trabalho.
(Publicado em 19/11/2014 - 20h10).
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI