202101160649

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Deficientes físicos são incluídos no mercado de trabalho pela lei

Por: GABRIEL SANTANA CONCEIÇÃO

19/11/2014

A prefeitura de Araraquara (SP) criou um projeto de inclusão social que possui mais de 117 pessoas cadastradas dentre muitas vagas já preenchidas. O cadastro é gratuito.

São muitos os deficientes na região, que estão em busca de uma vaga de emprego e são poucas as empresas que incluem, em seu quadro, os funcionários com limites físicos. Adaptar-se a esta realidade tornou-se um problema para muitas empresas que não chegam a selecionar deficientes para vagas de emprego.

A superação se tornou a palavra certa, na conquista de resultados. A Assistente de Planejamento , Ana Claudia Vargas, de 38 anos, relata que  em 2003 sofreu um acidente de carro, ficando paraplégica e, mesmo com a deficiência, nunca desistiu de lutar por seu emprego.

“Após o meu acidente, fiquei dois anos desempregada e quando consegui me incluir no mercado de trabalho, muitos me olhavam e diziam que eu não daria conta, e hoje sou destaque no setor que estou atuando", conta Ana Claudia.

A dificuldade em encontrar um emprego ideal é a grande dificuldade, pois, muitas vezes, a empresa possui vagas disponíveis, mas não possui um prédio adequado para as necessidades de cada deficiente o que acaba dificultando o preenchimento de vagas.

 Augusto Frederico de Mattos, de 45 anos, trabalha como recepcionista de atendimento e durante anos buscou se encaixar no mercado de trabalho, mas por ser deficiente visual as oportunidades não surgiam, o que o deixou afastado por um longo tempo do mercado.

“Quando não se possui uma deficiência a facilidade para conseguir um emprego é maior, pois a empresa não precisa se adequar às necessidades e o trabalho rende de forma rápida. No meu primeiro emprego cheguei a ouvir de uma gerente que a minha deficiência atrapalhava a produção", relata Mattos

O preconceito e as dificuldades são o que muitos encontram na busca do emprego, histórias como a de Ana Claudia e Augusto são a prova de ir além para alcançar um objetivo. Isso se tornou de fato uma realidade para aqueles que desistiram de ocupar uma vaga e ter salário justo e os mesmo direitos de todos. A inclusão atualmente é um destaque para os que buscam a oportunidade.

A lei 8.213, de 1991 exige que empresas com 100 ou mais empregados fixem, em sua cota, pessoas com deficiência. Uma lei que vem para favorecer os deficientes e que já ajudou a colocar muitos no mercado de trabalho.

(Publicado em 19/11/2014 - 20h10).

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI