[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Protótipo combate doenças em laranjeiras

Por: HENRIQUE RODRIGUES FONTES

04/11/2014

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos(SP), apresentou no último Industrial Pshysics Forum, que aconteceu na Universidade de Campinas (UNICAMP) entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, um equipamento portátil, que pode prevenir a presença do Greening, doença causada por bactérias que vivem em moscas que habitam laranjeiras.

O instrumento levou um ano e meio para ser desenvolvido pelo professor Jarbas Caiado de Castro Neves e sua equipe. O protótipo consegue detectar a presença da doença antes mesmo de uma árvore infectada apresentar os sintomas. O assunto foi tema de reportagem da edição de outubro da revista americana PhysicsToday.

O aparelho, que é constituído por um laser, pode durar um dia inteiro. “ É formado por um Espectômetro,  um processador de análise de resultados e uma bateria, que permite o funcionamento por todo o dia”, disse o pesquisador. O novo equipamento foi testado em agosto pelo professor e sua equipe e obteve uma precisão superior a 95%.

O Brasil é responsável por 80% das exportações mundiais de suco de laranja e o novo equipamento desperta o interesse dos produtores da fruta. O agrônomo Edgar Esteves, de Araraquara(SP), destaca a importância do aparelho: “ Se realmente for possível detectar a infecção nas frutas antes delas apresentarem os sintomas, isso evitará o progresso violento da doença e, consequentemente, o prejuízo vai ser muito menor ao produtor.”

O uso do protótipo pelos agricultores, pode acontecer em breve. Se isso ocorrer, 20 bilhões de dólares poderão ser salvos na área. A inovadora técnica também pode se estender à detecção de mais doenças agrícolas, para isso, basta a integração de outros pequenos componentes ao aparelho.

(Publicado em 05/11/2014 -20h53).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/